Com seis indicações ao Oscar, Top Gun: Maverick foi um dos maiores sucessos de 2022, sequência do filme que impulsionou sua carreira de Tom Cruise em Hollywood, o clássico Top Gun - Ases Indomáveis (1986). Como isso, a produção marcou o reencontro entre Maverick de Cruise e Iceman de Val Kilmer, que rendeu muitas lágrimas nas filmagens.
Val Kilmer revelou sua luta contra o câncer na garganta em 2017 e não atuava há anos depois de perder a capacidade de falar devido ao tratamento da doença. Porém, o ator retornou à atuação para uma cena emocionante em Top Gun: Maverick, reprisando seu papel como Tom "Iceman" Kasanzky ao lado de Tom Cruise, 36 anos após o filme original.
Esse momento foi tão marcante que Cruise não conseguiu conter as lágrimas durante as filmagens, como o protagonsta revelou em entrevista ao Jimmy Kimmel Live. "Eu só quero dizer que foi muito emocionante. Conheço Val [Kilmer] há décadas. Para ele voltar e interpretar aquele personagem… ele é um ator tão poderoso que instantaneamente se tornou aquele personagem novamente. Você está olhando para o Iceman."Eu estava chorando. Fiquei emocionado. Ele é um ator tão brilhante e eu amo o trabalho dele".
Para essa pequena aparição de Val Kilmer, a voz dele foi recriada artificialmente por uma tecnologia inovadora que utilizou arquivos de áudio do próprio ator. Inclusive, Tom Cruise colocou a presença de Kilmer como uma das condições para fazer essa sequência.
Top Gun: Maverick é o maior sucesso da carreira de Tom Cruise
Em Top Gun: Maverick, acompanhamos Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona condecorações, mas sua carreira não decolou nas últimas décadas desde os eventos do primeiro filme. Ele deixou de ser um capitão e se tornou um instrutor, que continua o mesmo piloto rebelde de sempre, rompendo os limites e desafiando a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.
Top Gun: Maverick foi o segundo filme com maior bilheteria de 2022, perdendo apenas para Avatar: O Caminho da Água. Com mais de US$ 1,48 bilhão arrecadado mundialmente, a sequência ocupa o posto de 12ª maior bilheteria da história. O filme não foi apenas um sucesso de público, mas também de crítica, recebendo até mesmo seis indicações ao Oscar 2023 – incluindo as categorias principais de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
Steven Spielberg disse recentemente a Tom Cruise no almoço dos indicados ao Oscar de 2023 que ele salvou a indústria do cinema com Top Gun: Maverick por causa dos efeitos da pandemia. "Você salvou a bunda de Hollywood e provavelmente salvou a distribuição nas salas. É sério! Top Gun: Maverick pode ter salvado toda a indústria cinematográfica".
Top Gun: Maverick está disponível no Paramount+ e Telecine.