Do que é feito um bom filme infantojuvenil? Seriam os personagens que despertam o lado sonhador de crianças e adolescentes? Um pouco de comédia? Doses de imaginação? Seja como for, uma produção de 2007 reúne tudo isso e um pouco mais. Estamos falando de Ponte Para Terabítia.
No enredo, acompanhamos Jess Aarons, um adolescente solitário que se sente um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão, treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos.
Logo, Jess e Leslie tornam-se grandes amigos e, juntos, criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde apenas é possível chegar se pendurando em uma velha corda, que fica sobre um riacho perto de suas casas. Lá, eles lutam contra Dark Master e suas criaturas, além de conspirar contra as brincadeiras de mau gosto feitas na escola.
O filme é estrelado por Josh Hutcherson, mais conhecido por protagonizar a franquia Jogos Vorazes, AnnaSophia Robb, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e Bailee Madison, intérprete da versão mirim da Branca de Neve em Once Upon a Time. O elenco conta também com nomes como Matt Gibbons, Zooey Deschanel, Robert Patrick e Kate Butler.
AnnaSophia Robb conseguiu o papel de maneira surpreendente
O emocionante desfecho de Ponte Para Terabítia marcou a infância de muitas crianças nascidas entre os anos 90 e 2000. O que poucos sabem, no entanto, é que o longa-metragem é inspirado em um livro homônimo de Katherine Paterson, publicado em 21 outubro de 1977. Inclusive, a obra literária foi essencial para que AnnaSophia Robb garantisse seu papel no filme.
A co-protagonista seria originalmente interpretada por Dakota Fanning, que precisou recusar a oferta por conflitos de agenda. Na busca por uma nova Leslie, o diretor Gabor Csupo — especialista em animação que estava fazendo o primeiro live-action de sua carreira — recebeu uma carta de AnnaSophia Robb, no qual a atriz expressa seu amor pelo livro. Foi assim que a atriz despertou o interesse do cineasta.
Ponte Para Terabítia chega ao catálogo da Netflix nesta quarta-feira, 1º de março, mas também pode ser encontrado no Amazon Prime Video.