Muito populares durante a década de 1990 e início dos anos 2000, os filmes sobre grandes desastres não têm estado muito em alta ultimamente e seus representantes mais recentes, Moonfall - Ameaça Lunar e Tempestade: Planeta em Fúria, não tiveram recepção positiva. Mas nem tudo está perdido e, em 2020, uma ótima produção do gênero foi lançada: Destruição Final: O Último Refúgio já está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Com Gerard Butler (300) no papel principal, Destruição Final: O Último Refúgio acompanha a história de uma família que precisa lutar para sobreviver enquanto um cometa avança em direção ao planeta Terra. Nesse cenário assustador, John Garrity (Butler), sua esposa Allison (Morena Baccarin) e seu jovem filho Nathan (Roger Dale Floyd) acabam embarcando em uma perigosa jornada à procura de um local seguro para se estabelecerem.
Além da iminência da destruição natural, a família também precisará enfrentar inimigos humanos: em um momento de pânico em que a ordem as leis já não servem para nada, o protagonista será confrontado com o que há de pior na humanidade.
O grande trunfo aqui é que o filme dirigido por Ric Roman Waugh (mesmo cineasta que trabalhou com Gerard Butler em Invasão ao Serviço Secreto), é que a narrativa dá um foco mais específico em seus personagens, tirando peso exclusivamente das explosões, barulhos e do impacto visual da destruição – um recurso comum em produções do gênero e que acabam tornando algumas delas muito parecidas umas com as outras.
A importância dada aos personagens faz com que O Último Refúgio tenha um toque mais humano, fator fundamental para que funcione com mais apelo à emoção do público. O bom trabalho do elenco liderado por Gerard Butler, é claro, também ajuda nesse sentido, combinado ao ritmo fluido do roteiro e da direção durante suas duas horas de história. O resultado desta combinação entre o elemento humano e o cenário catastrófico torna o longa muito mais realista do que estamos habituado a ver em filmes de desastre – e que vale a sessão no sofá.
Destruição Final: O Último Refúgio vai ter continuação?
Em 2021, pouco tempo após o lançamento do filme original, a produção teve sequência confirmada e ganhou título: Destruição Final: Migração. Na época, Gerard Butler e Morena Baccarin também foram confirmados no elenco e as filmagens começariam em 2022. Durante o último ano, no entanto, a empresa que adquiriu os direitos da produção entrou em um imbróglio na compra de outra empresa, o que acabou segurando o desenvolvimento do filme, ainda sem lançamento confirmado.