Já é uma tradição que os indicados ao Oscar se reúnam anualmente para um almoço organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Este ano, o evento aconteceu na segunda-feira, dia 13 de fevereiro. Entre os presentes estava Tom Cruise, que causou um verdadeiro rebuliço em 2022 com Top Gun: Maverick. A aguardada sequência do clássico de 1986 concorre em seis categorias – incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.
O sucesso da continuação foi tanto que ninguém mais, ninguém menos que Steven Spielberg se valeu da ocasião para parabenizar Cruise. O cineasta, que disputa sete estatuetas douradas com o autobiográfico Os Fabelmans, deu um abraço apertado no ator e lhe agradeceu por ter reavivado o interesse do público pelo cinema depois de mais de dois anos de pandemia.
"Você salvou a bunda de Hollywood e provavelmente salvou a distribuição nas salas", disse Spielberg para Cruise. "É sério! Top Gun: Maverick pode ter salvado toda a indústria cinematográfica", acrescentou o diretor.
Vale lembrar que os dois trabalharam juntos em Minority Report - A Nova Lei (2002) e Guerra dos Mundos (2005). O encontro, que deixou Cruise sem reação, foi originalmente compartilhado pelo diretor Kartiki Gonsalves, cujo filme Como Cuidar de um Bebê Elefante está indicado a Melhor Documentário em Curta-Metragem. É lógico que o vídeo viralizou nas redes sociais. Confira a seguir:
Lançado em maio de 2022, Top Gun: Maverick arrecadou quase US$ 1,5 bilhão em todo o mundo, ficando em primeiro lugar na lista de maiores bilheterias do ano até a chegada de Avatar: O Caminho da Água, em dezembro. Comandada por James Cameron, a também sequência do longa de 2009 já ultrapassou a quantia de US$ 2 bilhões, roubando o posto de Titanic (do mesmo diretor) de terceira maior receita da história – atrás somente do primeiro Avatar e de Vingadores: Ultimato (2019).
Ainda durante o almoço, Cruise protagonizou outro momento emblemático com Guillermo del Toro, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação em Longa-Metragem por Pinóquio. Assim que avistou o cineasta, o ator correu para cumprimentá-lo. Na foto abaixo, é possível notar a felicidade genuína da dupla:
Para os que não sabem ou não se recordam, os dois estavam envolvidos em um projeto que acabou não vingando, mas que serviu para estreitar seus laços. Tratava-se de "Nas Montanhas da Loucura", adaptação do conto homônimo de H.P. Lovecraft. Cruise seria o protagonista, enquanto del Toro assumiria a direção.
Outros dois famosos aproveitaram o evento para tietar o astro de Top Gun: Ke Huy Quan e Austin Butler. O primeiro, que disputa o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, ficou bastante animado ao descobrir que Cruise estaria no recinto. Ele disse que, se tivesse a chance, pediria uma selfie. Felizmente, isso se concretizou.
Já Butler, que concorre a Melhor Ator pela cinebiografia Elvis, passou bons minutos tentando se aproximar de Cruise. No fim, ele conseguiu não só um aperto de mãos e um tapinha no ombro, como também cochichou algumas palavras no ouvido de Cruise. Veja abaixo:
A 95ª edição do Oscar acontece no dia 12 de março, em Los Angeles. Portanto, não deixe de acompanhar a cobertura do AdoroCinema pelo site e pelas redes sociais!