A lista do Oscar 2023 já está entre nós! Na manhã desta terça-feira (24), os atores Allison Williams e Riz Ahmed foram os responsáveis por anunciar os filmes, atores e diretores que estarão em nosso radar pelos próximos meses até 12 de março, que é quando a cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para acontecer.
A seleção deste ano trouxe algumas surpresas por esnobar blockbusters como A Mulher Rei e Não! Não Olhe!, mas, no geral, tem uns títulos bem óbvios, já previstos por terem sido os principais lançamentos de 2022 — seja por sucesso de público ou crítica. O filme mais indicado desta nova leva é Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
O filme estrelado por Michelle Yeoh foi indicado a 11 estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Direção, para Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Os atores coadjuvantes Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan também receberam nomeações. Além disso, o longa-metragem também recebeu indicações para figurino, trilha sonora original, roteiro original, melhor canção original e edição.
Seguindo a liderança de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o alemão Nada de Novo no Front e Os Banshees de Inisherin estão empatados na segunda colocação com 9 indicações. Enquanto isso, Elvis recebeu oito nomeações e Os Fabelmans ficou com sete.
Qual é a história de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo?
No enredo de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, acompanhamos uma sobrecarregada imigrante chinesa, Evelyn Wang que, com sua lavanderia à beira do fracasso e seu casamento com o marido covarde em ruínas, luta para lidar com tudo. E, como se não bastasse enfrentar a crise pessoal, Evelyn precisa se preparar para uma reunião desagradável com uma burocrata impessoal: Deirdre, a auditora da Receita Federal.
No entanto, à medida que a agente severa perde a paciência, uma inexplicável fenda no multiverso se abre, e se torna uma possibilidade para a exploração reveladora de realidades paralelas. Evelyn parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua as finas e incontáveis camadas do mundo invisível.