Quando Avatar foi lançado em 2009, se tornou um sucesso de público e atualmente é o filme com maior bilheteria da história. Sua sequência Avatar: O Caminho da Água não deixou por menos e manteve um desempenho surpreendente nas bilheterias, com o diretor James Cameron finalmente podendo prosseguir com seu planejamento pra franquia.
Superando todas as expectativas, Avatar: O Caminho da Água passou de 1,9 bilhões de dólares de arrecadação, bem perto de ultrapassar Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) e se tornar a sexta maior bilheteria da história do cinema. Esse resultado do novo filme de James Cameron tem consequências de longo prazo para o diretor.
Sucesso de Avatar 2 confirma sequências da franquia de James Cameron
Em entrevista ao Comicbook, James Cameron comentou sobre os planos para as próximas sequências de Avatar após o sucesso de O Caminho da Água nos cinemas.
"Parece que não posso me livrar disso, vou ter que fazer essas outras sequências", admitiu Cameron. “E tenho certeza de que teremos uma discussão em breve, você sabe, com as principais pessoas da Disney sobre, você sabe, o plano de jogo daqui para frente para Avatar 3... E então Avatar quatro e cinco estão escritos, parte de Avatar 4 foi até filmada [...] Então, acho que podemos ver que acho que começamos uma franquia neste ponto".
O Caminho da Água se passa mais de uma década após a primeira batalha de Pandora entre Na'vi e humanos, quando Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente. Ele e Neytiri (Zoe Saldana) formaram uma família e fazem de tudo para ficarem juntos e manterem um ao outro seguros. No entanto, quando uma antiga ameaça ressurge, eles devem sair de casa e explorar outras regiões de Pandora, indo para o mar e fazendo pactos com outros povos, além de travar uma nova guerra perigosa contra os humanos.
Avatar 3 está programado para chegar aos cinemas em dezembro de 2024, com as sequências restantes a seguir em intervalos de dois anos até o final de 2028. Enquanto isso, Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas brasileiros.