Invocação do Mal, uma das franquias de terror mais populares da atualidade, pode estar se caminhando para o seu final – pelo menos levando em conta o seguimento principal de filmes, composto por Invocação do Mal (2013), Invocação do Mal 2 (2016) e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021). O cinesta James Wan, produtor da franquia e diretor dos dois primeiros lançamentos, comentou sobre o próximo filme.
Em entrevista ao Collider, James Wan comentou sobre o futuro dos filmes Invocação do Mal, revelando que eles estão produzindo um quarto filme – que pode ser o último.
"Estamos trabalhando nisso agora [Invocação do Mal 4]. Os filmes da franquia são muito preciosos para nós. Portanto, queremos dedicar nosso tempo para ter certeza que acertamos e que a emoção das histórias dos Warren que queremos contar, e potencialmente encerrar [a franquia]. Queremos ter certeza de que é a coisa certa e que temos a história certa", comenta James Wan sobre os próximos passos da franquia.
Quando questionado se o quarto filme de Invocação do Mal será o último, Wan respondeu: "Nunca se sabe. Veremos", deixando em aberto o futuro, que vai depender do planejamento do estúdio e, obviamente, do desempenho nas bilheterias. James Wan e sua produtora Atomic Monster têm acordo com a Blumhouse, onde a Universal distribuirá seus novos filmes. Seu antigo contrato com a Warner Bros. encerrou no meio do ano passado.
Invocação do Mal é atualmente a franquia de terror com maior bilheteria da história do cinema, ultrapassando a marca de um bilhão de dólares e perto de alcançar 2 bilhões.
A Freira 2 está chegando: Qual é a ordem para ver os filmes da franquia Invocação do Mal?Qual é o futuro da franquia Invocação do Mal nos cinemas?
É importante ressaltar que essas falas de James Wan se referem apenas aos filmes de Invocação do Mal e não aos spin-offs da franquia, casos de Annabelle e A Freira.
A Freira 2, segundo spin-off centrado no terrível demônio Valak que apareceu pela primeira vez em Invocação do Mal 2, será lançado nos cinemas em 7 de setembro de 2023. O filme de Michael Chaves é ambientado em 1956 na o sul da França e será protagonizado por Bonnie Aarons (como Valak), Taissa Farmiga e Storm Reid. Enquanto isso, Invocação do Mal 4 ainda não tem um diretor contratado, mas David Leslie Johnson-McGoldrick é o roteirista da sequência que vai contar com o retorno das estrelas Patrick Wilson e Vera Farmiga em seus papéis como Ed e Lorraine Warren.