Minha conta
    Ruggero Deodato, diretor do polêmico Holocausto Canibal, morre aos 83 anos
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Um dos maiores nomes do cinema de terror italiano, Ruggero Deodato ficou conhecido pelo controverso filme Holocausto Canibal, lançado em 1980.

    O diretor italiano Ruggero Deodato, conhecido principalmente pelo polêmico Holocausto Canibal (1980), morreu aos 83 anos. O jornal italiano Il Post anunciou o falecimento do cineasta nesta quinta-feira (29), mas sem revelar a causa da morte de Deodato.

    Relembre a carreira de Ruggero Deodato, mestre do terror italiano

    Getty Images

    Considerado mestre do terror italiano, Ruggero Deodato ficou famoso pelos seus filmes violentos e sangrentos, em especial Holocausto Canibal (1980), que mostra a expedição de um grupo de antropólogos à Amazônia para documentar os hábitos de uma população que praticava o canibalismo.

    O filme conta com cenas extremamente violentas e realistas, inclusive com matança de animais, o que causou escândalo na época e tentativas de censura. Deodato teve que ir ao tribunal italiano provar que seus atores estavam vivos, mas recebeu uma condenação por tortura de animais. Holocausto Canibal é um dos precursores do gênero "mockumentary" (falso documentário) e influenciou o trabalho de Quentin Tarantino e Eli Roth.

    Ruggero Deodato tentou carreira como ator, mas desistiu para ser diretor. Ele começou como assistente de diretores famosos como Roberto Rossellini e Carlo Ludovico Bragaglia, trabalhando em diversos filmes entre 1959 a 1968, incluindo Dança Macabra (1964) e Django (1966). Ele fez sua estreia na direção em Fenomenal e il tesoro di Tutankamen (1986), com pseudônimo de Roger Rockfeller, mas se destacou mesmo mais tarde no cinema de terror. Ele começou com O Último Mundo dos Canibais (1977), antes de chocar o mundo com Holocausto Canibal, além de A Casa no Fundo do Parque (1980), Inferno ao Vivo (1984), Contagem de Cadáveres (1986) e Grite por Socorro (1988).

    No final dos anos 80, Deodato se concentrou em filmes de TV e dramas, e seu retorna à direção de terror aconteceu em Ballad in Blood (2016), seu último longa-metragem solo antes de falecer. O diretor fez uma aparição em O Albergue - Parte II (2007), de Eli Roth, produzido por Tarantino. Recentemente, ele anunciou que estava trabalhando na produção de jogos inspirados em Holocausto Canibal.

    Holocausto Canibal
    Holocausto Canibal
    Data de lançamento 1981 | 1h 26min
    Criador(es): Ruggero Deodato
    Com Robert Kerman, Francesca Ciardi, Perry Pirkanen
    Usuários
    3,3

    facebook Tweet
    Back to Top