Titanic é um dos maiores sucessos do cinema e é composto por inúmeras cenas inesquecíveis até hoje. A cena de sexo entre Jack e Rose, interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que aconteceu dentro de um carro chique a bordo do navio, é uma dessas. E a história por trás dela é bem interessante.
Na cena em questão, após desenhar o famoso retrato nu de Rose, Jack e ela fugiram de Lovejoy (David Warner) e se esconderam em um carro no porão de carga, onde fizeram sexo. Esse carro é um dos muitos detalhes historicamente precisos do filme.
O carro em que Jack e Rose fizeram sexo no Titanic era um Renault Type CB Coupe de Ville 1912 e aparece mais vezes no filme, além dessa cena. No verdadeiro navio que inspirou o filme, este automóvel também estava lá. De acordo com o Historic Vehicle, o manifesto de carga do navio listava uma “caixa” de automóvel a bordo e era exatamente o modelo mostrado no filme, de propriedade de um passageiro da primeira classe chamado William Carter.
O carro foi comprado na França e armazenado no Convés Orlop, do lado do porto do Titanic. Na época, Carter estava viajando com sua esposa, Lucile, seus filhos Lucile e William, sua empregada doméstica e motorista. A família Carter sobreviveu ao naufrágio do Titanic, mas o carro afundou no oceano, levando Carter a entrar com uma ação contra a empresa responsável pelo navio.
Desde que o navio foi descoberto no fundo do Atlântico Norte, muitas expedições tentaram localizar o carro, mas nenhuma teve sucesso. O mais próximo que chegaram de encontrar o veículo foi uma fotografia tirada por uma equipe de pesquisa, cuja imagem parecia mostrar uma roda dianteira esquerda e o para-choque do carro.
Além do carro de luxo, outros detalhes de Titanic que foram inspirados na vida real foram os personagens baseados em passageiros que estiveram no navio, a decoração, o conjunto de salas internas, a escadaria e outros artigos menores como carpetes, cadeiras e talheres.