Minha conta
    Avatar: O Caminho da Água pode causar dor de cabeça e náuseas? Entenda os efeitos da tecnologia utilizada no filme
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O longa-metragem dirigido por James Cameron chegou aos cinemas em 15 de dezembro.

    Avatar: O Caminho da Água é a aguardada sequência da maior bilheteria da história do cinema. A continuação, ainda liderada por James Cameron, conta com o retorno dos atores Zoe Saldaña e Sam Worthington como Ney'tiri e Jake, chegando aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (15).

    O longa-metragem conta com a tecnologia 48fps, que pode causar náuseas e dor de cabeça nos espectadores — e existe uma explicação científica para isso! Os FPS são "frames por segundo", que quantifica as imagens utilizadas na formação de um vídeo. O mais comum nos cinemas é o uso de 24fps, mas Avatar: O Caminho da Água, que demorou anos para ser produzido devido à manutenção de melhores tecnologias e efeitos visuais, tem cenas filmadas com 48fps.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    Essa mesma taxa de quadros foi utilizada em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, em 2012. Na época, surgiram diversos relatos de espectadores afirmando terem sentido tontura, dores de cabeça e náusea. Isso aconteceu porque, para capturar e identificar estas imagens, o cérebro precisa fazer um esforço maior.

    De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, “as imagens gravadas em 48fps utilizam o dobro de quadros que os filmes utilizam tradicionalmente, o que gera um estranhamento a princípio pela nova forma com que as imagens são apresentadas. Mas, além disso, esse aumento drástico de informações na tela pode gerar dificuldades para o cérebro interpretar as informações”.

    O cérebro precisa se esforçar mais para identificar as imagens que estão sendo transmitidas, em especial as em “close-up”, onde a proximidade da imagem com um personagem ou objeto faz com que haja tantos detalhes que o esforço feito pelo cérebro para captá-los pode gerar dores de cabeça e náuseas.

    Porém, ao contrário de O Hobbit, a tecnologia não será utilizada em todo o filme, apenas em algumas sequências específicas. Avatar: O Caminho da Água se passa mais de uma década após os eventos do primeiro filme. Na trama, Neytiri e Jake Sully começaram uma família e devem enfrentar novas ameaças e desafios.

    O plano de James Cameron é trazer quatro sequências para a tela grande. Se tudo correr como planejado, Avatar 3 chegará em 20 de dezembro de 2024, Avatar 4 em 18 de dezembro de 2026 e Avatar 5 em 22 de dezembro de 2028.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top