Depois de mais de uma década de espera, Avatar: O Caminho da Água finalmente está em exibição nos cinemas brasileiros, sequência de Avatar (2009) – filme com a maior bilheteria de todos os tempos. Esses são os projetos mais ambiciosos da carreira de James Cameron (Titanic), e existem muitos planos do diretor após o lançamento de O Caminho da Água.
Avatar: O Caminho da Água vai ter continuação? Entenda os planos da franquia
James Cameron tem planos MUITO ambiciosos para uma franquia de Avatar, com mais três filmes planejados, até o momento, após o lançamento da primeira sequência Avatar: O Caminho da Água. No momento, esse é o estágio das produções anunciadas oficialmente:
- Avatar 3 (previsto para 2024) - foi filmado e está em pós-produção
- Avatar 4 (previsto para 2026) - teve início de suas filmagens
- Avatar 5 (previsto para 2028) - ainda está em pré-produção
Obviamente, todos os planos para a franquia Avatar vão depender bastante do desempenho em bilheteria de O Caminho da Água, que recebeu expectativas muito altas pelo fato do filme original ser a maior bilheteria da história do cinema. Outra questão importante a ser considerada é que o orçamento da produção varia entre 350 e 400 milhões de dólares, o que o coloca como um dos filmes mais caros de todos os tempos.
James Cameron está ciente disso e sabe que as coisas podem não sair como o esperado, revelando que existe a possibilidade de terminar a história no terceiro filme caso O Caminho da Água não seja um sucesso de bilheteria. Para gerar lucro, o novo capítulo "tem que ser o terceiro ou quarto título de maior bilheteria da história". De acordo com Cameron, "esse é o limite para cobrir os gastos". De qualquer forma, um próximo filme estaria mais garantido: "Provavelmente terminaremos o filme três de qualquer maneira, porque está tudo filmado", disse ao THR sobre a sequência que está em pós-produção.
“É o pior negócio da história do cinema.” Avatar: O Caminho da Água lança seu trailer final e James Cameron afirma que só será lucrativo se conseguirem um feito quase impossívelCaso tudo saia como esperado e no melhor dos cenários, o cineasta afirmou que ainda tem planos para fazer Avatar 6 e Avatar 7 – que provavelmente não contariam com a direção dele por causa de sua idade, mas de um substituto que seria escolhido por ele mesmo. Ou seja, podemos ter diversos filmes de Avatar no futuro caso a franquia permaneça um sucesso de bilheteria. No mínimo, os fãs podem esperar pelo terceiro capítulo.
Enquanto isso, O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre Na'vi e humanos. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. Porém, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente.
Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas brasileiros.