Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros nessa semana, nada menos do que 13 anos após o primeiro filme da franquia. Avatar atingiu na época, o posto de filme mais caro já produzido - US$ 237 milhões - também alcançando a maior bilheteria da história, arrecadando US$ 2,8 bilhões em todo o mundo.
A sequência da obra de James Cameron chega também com altas expectativas, mas o que é uma unanimidade, desde antes da estreia, é que Avatar: O Caminho da Água é um grande filme. Literalmente. O longa de ficção científica conta com cerca de 3 horas e 12 minutos de duração.
Esse marco não é uma novidade. Outros filmes de Hollywood já tinham passado das três horas de duração, como Titanic, também dirigido por James Cameron ou mesmo Vingadores: Ultimato. Mas você sabe qual é o filme mais longo de todos os tempos?
Logistics (2012)
O filme experimental sueco foi concebido por Erika Magnusson e Daniel Andersson. Com cerca de 51.420 minutos (857 horas ou 35 dias e 17 horas), é o filme mais longo já feito. Em Logistics, os cineastas se perguntaram de onde vêm os aparelhos eletrônicos modernos. Eles conceberam a ideia de seguir o ciclo desde sua origem e fabricação até a venda final. O projeto foi filmado em tempo real durante uma viagem entre as locações de uma fábrica, seguindo o percurso de fabricação do produto desde a loja em Estocolmo onde foi adquirido até a fábrica na China onde foi fabricado.
Outra menção honrosa também vai para mais um filme experimental sueco. Dirigido pelo cineasta Andy Weberg, Ambiancé se passa inteiramente no cenário em que o diretor Ingmar Bergman filmou sua famosa cena em que um homem joga xadrez com a morte, no filme O Sétimo Selo.
Com 720 horas de duração, o espaço e o tempo estão entrelaçados em uma viagem de sonho surreal além de lugares. Um resumo da narrativa não-linear abstrata de tempo do artista Anders Weberg é passada com a imagem em movimento.
O longa estreou no dia 31 de dezembro de 2020, tendo o equivalente a 30 dias de duração. Somente o trailer de Ambiancé possui 7 horas. A ideia original era transmitir o filme na virada de 2020 para 2021, com um intuito de que só poderia ser visto uma vez - e destruir o filme logo depois. Fora do âmbito experimental, o posto de filme comercial mais longo fica com uma obra de Bangladesh, The Innocence (2019), com pouco mais de 21 horas de duração.
Até que três horas de Avatar: O Caminho da Água não parecem tanto tempo assim...