Uma das estreias mais aguardadas nos cinemas em 2022, Avatar: O Caminho da Água finalmente chega para dar continuidade ao filme de 2009, que entrou para a história como detentor da maior bilheteria de todos os tempos - foram 2,9 bilhões de dólares ao redor do mundo. As expectativas são altas para que o diretor James Cameron consiga repetir os feitos impressionantes do primeiro longa, especialmente no que diz respeito à tecnologia, e em entrevista ao AdoroCinema, o produtor Jon Landau adiantou um pouco do que esperar em termos de efeitos visuais e garante: Avatar 2 vai superar seu antecessor.
Landau trabalhava com James Cameron em Titanic quando o cineasta apresentou a ideia para Avatar - a partir daí foram necessários anos de espera até que houvesse tecnologia suficiente para o resultado esperado. Não há dúvidas de que a preparação deu certo e o longa foi um marco para o público e para a indústria do cinema. “Sentimos que tínhamos um certo padrão no primeiro filme e queríamos elevar esse padrão”, nos disse Jon Landau.
Essa elevação no padrão técnico, segundo o produtor, aparecerá no “refinamento” dos personagens, que parecerão ainda mais realistas na tela, graças ao aprimoramento na filmagem dos atores. “Quando Zoe [Saldana, atriz] trabalhou no primeiro filme, ela tinha apenas uma câmera que capturava sua atuação, nas sequências ela tem duas câmeras de alta definição. Temos tecnologias nos bastidores que não apenas capturam a pele, mas os músculos dentro do rosto, então as atuações que você vê tem ainda mais nuances e são mais convincentes”, disse ao AdoroCinema.
Em sua fala, Jon ressalta ainda que o objetivo de todo o primor tecnológico é, no fim das contas, servir à história. “Nosso objetivo ao criar um processo de captura de performance era criar um processo o mais centrado possível no trabalho entre o ator e o diretor. Não precisamos esperar pela iluminação certa, pela câmera. Eles estão lá naquele momento, Zoe [Saldana], os outros atores e Jim [Cameron], trabalhando para construir a melhor performance”, continuou.
Para Zoe Saldana, que reprisa o papel de Neytiri no segundo filme da franquia, as inovações tecnológicas impactam não só o público, mas também a forma como os atores precisam trabalhar. “É maravilhoso trabalhar com essa tecnologia porque, ao menos para mim, elimina muitas coisas externas que tomam o tempo do ator na preparação. Tudo o que você tem é uma extensa pesquisa e o trabalho que faz antes de entrar no set, então o que você vai usar é a ferramenta número 1 que as crianças usam, que os atores precisam manter o tempo tempo, que é a sua imaginação”, explicou a atriz.
Em Avatar: O Caminho da Água, veremos o universo de Pandora se expandir nas telas, trazendo novas raças e tribos alienígenas, além de cenários que prometem tirar o fôlego. “Uma das melhores sobre Jim [Cameron] é que, em sua vida pessoal, ele é um aventureiro. Ele se aventurou pelo mundo, pelos oceanos e usa não apenas essas experiências pelas ilhas de Palau, Micronésia, Ilhas Marianas, pela floresta tropical aqui no Brasil… Mas também se inspira nas pessoas que encontrou”, conta Jon.
Confira a entrevista completa do AdoroCinema:
Avatar: O Caminho da Água estreias nos cinemas em 15 de dezembro de 2022.