Com passagem por comédias como Os Muppets, Julie & Julia e Uma Noite no Museu 2, além de papéis dramáticos em O Homem de Aço e A Chegada, ou ainda mais sombrios em Animais Noturnos e A Mulher na Janela, Amy Adams construiu uma filmografia impressionante, tornando-se uma das atrizes mais talentosas e carismáticas de Hollywood atualmente.
Sua presença na telona é descrita como atraente e amigável. Seu estilo de atuação e personalidade remontam ao seu amor pelo cinema, que é tão variado quanto as personagens que interpretou – incluindo seu trabalho mais recente, Desencantada, no qual volta a dar vida à princesa Giselle 15 anos depois de Encantada.
Aliás, uma de suas principais inspirações é um notável filme produzido por Walt Disney. Em entrevista ao Hollywood Outbreak, a estrela americana nascida em Vicenza, na Itália, compartilhou seu fascínio por musicais e reconheceu que sua obra preferida é Mary Poppins. "Julie Andrews era minha princesa, pertencia à realeza de Hollywood. Ela foi um dos motivos para que eu me dedicasse à carreira artística", disse Amy.
Afora Giselle, suas duas princesas favoritas são Rapunzel (de Enrolados) e Cinderela, às quais se junta Tambor, o adorável coelho de Bambi. Quanto à sua música favorita da Disney, A Pequena Sereia ocupa o primeiro lugar na lista de Amy. "Adoro em 'Part of Your World' quando Ariel não consegue se lembrar do conceito de 'pés' e de repente fica pensativa."
Outras produções que Amy destaca são ...E o Vento Levou e O Mágico de Oz, ambas dirigidas por Victor Fleming. "Foram filmes com os quais cresci e que tiveram um efeito duradouro em mim. Scarlett O'Hara foi uma grande influência no primeiro. Além disso, eu adoro cinematografia. Foi um filme tão inovador. Foi simplesmente épico, romântico e arrebatador naquele momento da minha vida."
Desencantada: Por que mudaram a atriz que faz a Morgan no filme de Amy Adams?Se sua carreira é marcada pela versatilidade, seu gosto também reflete esse ecletismo – a ponto de Amy recomendar o clássico Psicose. "Eu amo Alfred Hitchcock. Eu assisti ao filme em uma aula de humanidades, nós o analisamos e tivemos que escrever sobre ele. Isso me marcou por várias razões, especialmente pela forma de explorar as imagens. Com Psicose, descobri a possibilidade de dissecar intelectualmente uma obra. Foi uma grande descoberta para mim", completou a atriz.
Para os que estão com saudades de ver Amy Adams brilhando em cena, fica a dica: Desencantada está disponível no catálogo do Disney+.