Johnny Depp deve o início de sua carreira de ator a Wes Craven, que o contratou para A Hora do Pesadelo depois de ver a reação de sua filha ao conhecer o ator. Porém, se há um papel que catapultou a profissão do intérprete, foi Edward Mãos de Tesoura.
O filme não só o tornou muito popular, como também iniciou uma relação próxima com o diretor Tim Burton, com quem Depp já trabalhou em diversas ocasiões. No entanto, embora o ator fosse o favorito do diretor para o papel-título do filme de 1990, Burton teve que ir de um ator para outro até conseguir contratar Depp. Uma das opções mais conhecidas é a de Tom Cruise, que o diretor recusou por causa das perguntas que fez sobre o personagem.
Winona Ryder e Dianne Wiest foram as primeiras a entrar no elenco de Edward Mãos de Tesoura, mas a busca pelo protagonista foi mais complicada. Burton convocou a roteirista Caroline Thompson para adaptar sua ideia e a Fox pediu ao cineasta que se encontrasse com Cruise.
Como relata o ScreenRant, o encontro entre Burton e Cruise não foi bem. O ator perguntou ao diretor coisas que considerava irrelevantes, como o personagem ia ao banheiro ou como conseguia beber e comer. Além disso, o intérprete quis trocar o final por um mais feliz, porque o criado por Burton parecia muito melancólico.
"Cruise queria saber como Edward estava indo ao banheiro", disse Thompson a Dazed em 2015 por ocasião do aniversário do filme. "Ele fez perguntas sobre o personagem que não podem ser feitas para este personagem." Burton relatou a reunião: "Ele foi interessante, mas acho que não deu certo no final. Houve muitas perguntas."
‘É muito superestimado’: Um dos melhores atores de todos os tempos critica Johnny Depp e explica por que recusou o papel mais ingrato em Piratas do CaribeCom o protagonista de Top Gun descartado, era hora de continuar a busca pelo protagonista. Tom Hanks e Gary Oldman recusaram a oferta. O primeiro porque optou por participar do filme A Fogueira das Vaidades e o segundo por achar a história absurda. Jim Carrey e John Cusack também foram considerados para o papel. Robert Downey Jr., William Hurt, e Michael Jackson, por sua vez, demonstraram interesse.
Finalmente, Burton conseguiu fazer o que sempre quis: assinar com Johnny Depp. Na época, o ator buscava retaliar a marca de ídolo adolescente e quando Burton lhe enviou o roteiro, o intérprete rapidamente se conectou com a criação do diretor. O resto é história. Desde Edward Mãos de Tesoura, Depp colaborou com Burton em mais de oito filmes.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!