A Netflix vem anunciando uma série de mudanças em sua plataforma, e nem todas estão agradando os milhões de assinantes do streaming. A maior novidade é sem dúvidas, o plano com anúncios, divulgado no dia 3 de novembro, como uma tentativa de baratear o custo da assinatura, que já vinha sofrendo críticas.
Para 2023, o objetivo da empresa é dificultar o acesso compartilhado das pessoas à plataforma, forçando a cada um ter sua própria assinatura. Capitalismo selvagem ou não, a nova função "Gerenciar acesso e dispositivos" também pode ser um recurso interessante, para quem de tanto compartilhar a conta, perdeu o controle de quem anda assistindo as produções do catálogo no seu lugar.
O recurso permite que os donos visualizem os dispositivos recentes que assistiram ao streaming naquela conta e selecionem os dispositivos que desejam retirar, para encerrar o acesso. O novo recurso é capaz de listar não só os aparelhos que utilizaram a conta, mas o nome do usuário, a localização e detalhes da última vez que a pessoa acessou a conta.
O anúncio oficial da empresa destaca a época das festas de fim de ano como o momento ideal de lançar este novo recurso, que pode ser muito útil porque, com mais pessoas em movimento e viajando para encontrar familiares e amigos, "Fazer login na sua conta enquanto estiver em um hotel ou até mesmo na casa de um amigo é fácil e intuitivo, mas às vezes as pessoas esquecem de sair", segundo o comunicado.
"Com a movimentada temporada de férias chegando, muitos de nossos membros estarão em movimento e assistindo à Netflix onde quer que estejam viajando para ver a família e os amigos", diz a Netflix.
A empresa ainda está testando recursos de transferência de perfil, que permite aos usuários transferir histórico, jogos salvos, listas e outras configurações para outra conta. Tudo indica que novas funções podem ser anunciadas para o próximo ano. É possível acessar o novo recurso de segurança no menu Configurações da Conta na Netflix e ele já está disponível para todos os assinantes ao redor do mundo, seja na web, no iOS ou Android.