Minha conta
    O Estranho Mundo de Jack: Assim teria morrido cada personagem criado por Tim Burton
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O que aconteceu para que Jack Esqueleto, Sally e companhia fossem parar em Halloween Town?

    Uma vez que as crianças se cansam dos filmes melosos de Natal, elas sabem que podem recorrer a O Estranho Mundo de Jack, animação em stop motion escrita por Tim Burton e dirigida por Henry Selick. Por mais sombrio que seja o desenho de 1993, ainda resta muito para a imaginação dos espectadores. Por exemplo, como os moradores chegaram a Halloween Town? Quer dizer, como eles morreram?

    A trama deixa claro que Jack Esqueleto e seus companheiros estão na cidade há muito tempo, razão pela qual a grande maioria não tem lembranças de como foi parar lá, tampouco de como bateu as botas.

    Mas nem tudo está perdido: um usuário do Reddit conhecido como ImAPotatoF–kYou iniciou esse debate a partir de uma série de observações levantadas por fãs do longa-metragem. Recuperamos aqui algumas das teorias:

    JACK ESQUELETO

    Touchstone Pictures

    Jack Esqueleto teria sido queimado vivo. Por que? Ora, enquanto todas as criaturas e monstros cantam "This is Halloween" na abertura do filme, o protagonista surge com uma fantasia de espantalho em chamas, possivelmente representando sua morte.

    Além disso, ele é o único personagem principal sem carne em seus ossos. Quando uma pessoa é queimada viva, tudo o que resta são os dentes e os ossos, mas não a pele.

    Outra versão diz que Jack teria morrido depois de um ácido cair em seu corpo, o que explicaria sua ossatura exposta. Essa teoria ganha força quando vemos o personagem sair de uma fonte repleta de um líquido verde.

    SALLY

    Touchstone Pictures

    Tudo aponta para que Sally tenha morrido durante os julgamentos das bruxas de Salém. Para os que não se lembram, trata-se de mais um episódio insano da História em que mulheres foram perseguidas, acusadas e executadas por suposto envolvimento com feitiçaria. Ocorreu durante a colonização inglesa nos EUA, mais especificamente na Baía de Massachusetts, entre fevereiro de 1693 e maio de 1694.

    É possível que Sally estivesse entre as vítimas quando viva, uma vez que tem a capacidade de ver o futuro. Como punição, teria sido desmembrada – o que esclarece o fato de, na vida após a morte, ser feita inteiramente de remendos e pontos.

    Em vários momentos da animação, suas costuras não são fortes o suficiente, fazendo com que perca um membro. Mas Sally é tão habilidosa com a agulha e a linha que prende imediatamente a parte solta ao corpo.

    OUTROS PERSONAGENS DE O ESTRANHO MUNDO DE JACK

    Touchstone Pictures

    O prefeito teoricamente morreu ao quebrar o pescoço, pois sua cabeça performa um giro de 180 graus à menor provocação. Já Tranca parece ter congelado até a morte, o que justificaria sua pele pálida e lábios azuis.

    Oogie Boogie teria sido esfolado vivo – por isso é apenas um saco de estopa com insetos nas entranhas. Por sua vez, o cachorro Zero teria sido eletrocutado. Os indícios são justamente sua aparência de fumaça e seu nariz de abóbora que acende como uma lâmpada.

    Essas são algumas das causas de morte hipotéticas dos personagens idealizados por Tim Burton. Claro, devemos considerar que a mesma dinâmica humana talvez não se aplique a tais figuras, posto que são espécies fictícias com regras existenciais muito particulares.

    Aos saudosistas, fica a dica: O Estranho Mundo de Jack está disponível no catálogo do Disney+.

    O Estranho Mundo de Jack
    O Estranho Mundo de Jack
    Data de lançamento 24 de dezembro de 1993 | 1h 15min
    Criador(es): Henry Selick
    Com Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O'Hara
    Usuários
    4,3
    Assista agora no Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top