Em 2009, Avatar causou uma verdadeira revolução no cinema 3D, mas essa tecnologia foi praticamente esquecida nos anos seguintes. Para James Cameron, o motivo é bem simples: os estúdios não querem gastar dinheiro. Agora, com a estreia iminente de Avatar: O Caminho da Água, o diretor espera que haja um ressurgimento da técnica.
Em entrevista ao The New York Times por ocasião do lançamento da sequência do filme de maior bilheteria de todos os tempos, Cameron falou sobre o assunto e sobre a evolução do 3D. “Os estúdios arruinaram tudo. Apenas para economizar 20% no custo de criação em 3D, eles optaram pela pós-conversão em 3D, que tira o recurso das mãos do cineasta no set e o coloca em um processo de pós-produção que se volta contra ele”, analisou Cameron.
“Acho que o novo filme de Avatar vai reacender o interesse em 3D nativo, que eu pessoalmente considero ser o caminho certo a seguir. Eu digo: ‘Faça isso em 3D ou não o faça, mas não tente colocá-lo como uma reflexão tardia para obter uma bilheteria extra.’”
É verdade que, depois do primeiro longa-metragem – do qual o 3D foi um dos grandes trunfos –, multiplicaram-se as obras que utilizaram a tecnologia e a integraram na pós-produção. No entanto, muitas foram criticadas por não corresponderem às expectativas do público, que passou a se interessar cada vez menos por esse tipo de arte.
Como destacou a atriz Zoe Saldana, também entrevistada pelo The New York Times, “nem todos os diretores são como James e não têm o nível de comprometimento dele”. Ela acrescentou: “É a diferença entre um projeto que é apenas um sucesso de bilheteria e algo realmente especial.”
Avatar 2 pode bater Vingadores: Ultimato? "Nunca vai acontecer de novo", diz ex-diretor da MarvelSerá que Avatar: O Caminho da Água vai conseguir popularizar o 3D novamente? A resposta chega no dia 15 de dezembro! Além de Saldana, estão de volta ao elenco Sam Worthington, Sigourney Weaver e Stephen Lang. A novidade fica por conta da escalação de Kate Winslet, que retoma a parceria com Cameron depois do blockbuster Titanic (1997).