Em 2013, Django Livre levou dois prêmios nos Oscar e se consagrou como um dos filmes mais marcantes da carreira de Quentin Tarantino. Mas há outra pessoa reivindicando para si os créditos pela história protagonizada por Jamie Foxx nas telas: o rapper Kanye West disse que o cineasta copiou uma ideia dele para o clipe da música Gold Digger, que também tem participação de Jamie Foxx. Em entrevista ao programa Jimmy Kimmel Live, Tarantino desmentiu o cantor.
“Não é verdade que Kanye West teve a ideia de Django e aí me contou e eu fui ‘nossa, essa é realmente uma ótima ideia. Deixe-me pegar a ideia do Kanye e criar Django Livre’”. Isso não aconteceu”, disse Tarantino, afirmando que a ideia para o longa surgiu antes de os dois se conhecerem - o que de fato aconteceu mais tarde, quando o rapper quis se encontrar com alguns diretores para criar filmes musicais.
“Ele queria grandes diretores para fazer diferentes faixas do álbum dele [The College Dropout, de 2004] e depois lançar como um filme gigante”, relembrou Tarantino. Na época, os dois se encontraram e o diretor disse que, de fato, Ye (nome atual do rapper) tinha uma ideia para um videoclipe. “Nós nos divertimos. E ele realmente tinha uma ideia para o videoclipe, que eu acho que era Gold Digger, em que ele apareceria como um escravizado (...) Era para ser algo irônico e um musical enorme. Queria que ele tivesse feito, parecia bem legal”, comentou.
Assista ao trecho da entrevista de Quentin Tarantino no programa Jimmy Kimmel Live:
Em entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, Ye disse que Tarantino transformou sua ideia original em um filme. “Tarantino e Jamie pegaram a ideia de mim. Porque a ideia para Django foi apresentada por mim para Jamie Foxx e Quentin Tarantino como o videoclipe para Gold Digger. E aí Tarantino a transformou em um filme”, disse o artista.
Recentemente, o nome de Kanye West tem aparecido com frequência associado a falar controversas tanto em suas redes sociais, quanto em entrevistas. O rapper chegou a ter sua conta no Twitter suspensa após publicar um comentário antissemita e perdeu contratos publicitários com grandes marcas, como Adidas.
Em entrevista a Jimmy Kimmel, Quentin Tarantino, que ainda não deu muitos detalhes sobre possíveis projetos no futuro. Neste ano, o cineasta lançou o livro Cinema Speculation, em que fala sobre a indústria cinematográfica e suas histórias pessoais.