A cena logo no início do filme, em que uma pequena garota atacada por um bando de dinossauros, pertence ao livro "Jurassic Park", de Michael Crichton, e não a "O mundo perdido", escrito pelo mesmo autor.
Pouco antes do início do período de pré-produção de O Mundo Perdido, o diretor Steven Spielberg teve que assistir Swingers - Perdidos na Noite para aprovar a utilização do tema musical de Tubarão no filme. Spielberg gostou tanto do desempenho de Vince Vaughn no filme que resolveu oferecer a ele um dos papéis principais da nova aventura.
Um dos navios atracados nas docas de San Diego chama-se "The Venture", o mesmo nome do navio que trouxe o gorila gigante King Kong para Nova York, no filme lançado em 1936.
Nos créditos do filme, o roteirista David Koepp é citado como "unlucky bastard", pelo fato de ter sido devorado por um T-Rex.
O Mundo Perdido é o 2º filme baseado nos personagens de Michael Crichton. Antes dele foi lançado Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993) e posteriormente foi lançado Jurassic Park 3 (2001).