Liv Tyler esteve cotada para a personagem Mathilda, mas foi descartada por ser alta demais para o papel.
Natalie Portman foi inicialmente recusada para O Profissional, por ser considerada jovem demais. Ela tinha 11 anos na época das filmagens.
Estreia de Portman no cinema.
Natalie Portman inicialmente não queria que sua personagem fumasse em cena, devido ao efeito que isto teria no público adolescente. Foi o diretor Luc Besson que a convenceu a fazer esta cena, dizendo que posteriormente a personagem demonstrava que fumar era um mau hábito.
O personagem Léon tem este nome em homenagem a Léon Gaumont, inventor que desenvolveu técnicas cinematográficas no século XIX.
O roteiro original contém algumas cenas envolvendo uma desajeitada tensão sexual entre os personagens Léon e Mathilda. Estas cenas foram retiradas na versão americana do filme, mas esteve presente na versão lançada na Europa. Em DVD elas estão presentes entre as cenas deletadas.
Em 26 de junho de 1996, foi lançada nos cinemas franceses a versão do diretor de O Profissional, que tem 26 minutos extras.
Este é o 6º filme em que o diretor Luc Besson e o ator Jean Reno trabalharam juntos. Os demais foram L'Avant Dernier (1981), Le Dernier Combat (1983), Subway (1985), Imensidão Azul (1988) e Nikita - Programada para Matar (1990).