Ingmar Bergman explicou o uso da cor vermelha neste filme dizendo "Gritos e Sussurros é uma exploração da alma e desde a infância eu imagino a alma como uma úmida mebrana em diversos tons de vermelho"
Bergman, que produziu Gritos e Sussuros com seu próprio dinheiro, não conseguiu encontrar uma distribuidora estadunidense que se interessasse em lançar o filme. As empresas alegavam que a produção não tinha apelo comercial. Roger Corman, que tinha acabado de deixar a American-International Pictures para criar sua própria companhia, aceitou distribuir o longa. Ele considerou bom se associar com um filme de um diretor de prestígio, pois daria classe à sua nova empresa.
Este é o 6º de 12 filmes em que o diretor Ingmar Bergman e a atriz Liv Ullmann trabalharam juntos. Os demais foram Quando Duas Mulheres Pecam (1966), A Hora do Lobo (1968), Vergonha (1968), A Paixão de Ana (1969), Farödokument (1969),Cenas de um Casamento (1973), A Flauta Mágica (1974), Face a Face (1976), O Ovo da Serpente (1977), Sonata de Outono (1978) e Saraband (2003).
OSCAR
Ganhou
Melhor Fotografia
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - Ingmar Bergman
Melhor Roteiro Original
Melhor Figurino
GLOBO DE OURO
Indicação
Melhor Filme Estrangeiro
BAFTA
Indicações
Melhor Atriz - Ingrid Thulin
Melhor Fotografia
BODIL
Ganhou
Melhor Filme Europeu
FESTIVAL DE CANNES
Ganhou
Grande Prêmio Técnico