Como não havia um grande orçamento para rodar Halloween - A Noite do Terror, a máscara escolhida para ser a utilizada pelo psicopata Michael Myers foi a mais barata encontrada numa loja próxima ao local de filmagens, que era exatamente a utilizada por William Shatner no filme The Devil's Rain. Entretanto, a máscara sofreu algumas mudanças, tendo sido pintada de branco, com os cabelos retirados e o contorno dos olhos sofrendo modificações.
Os atores usaram suas próprias roupas durante as filmagens de Halloween - A Noite do Terror, já que o orçamento do filme não permitia que fosse contratado um figurinista e fossem compradas roupas específicas para os personagens.
A atriz Jamie Lee Curtis apenas foi escalada para Halloween - A Noite do Terror por causa da publicidade em torno de seu nome, já que ela é filha de Janet Leigh, que atuou em Psicose.
Halloween - A Noite do Terror é o primeiro de uma série de 10 filmes baseados no personagem Michael Myers. Os demais foram: Halloween 2 (1981), Halloween 3 - A Noite das Bruxas (1983), Halloween 4 - O Dia das Bruxas (1988), Halloween 5 - A Vingança de Michael Myers (1989), Halloween 6 - A Última Vingança (1995), Halloween H20 - 20 Anos Depois (1998), Halloween - Ressurreição (2002), Halloween - O Início (2007) e Halloween II (2009). Esta história também foi refilmada com o título Halloween - O Início (2007).
Logo no início do filme aparece uma cena em que as crianças assistem na TV à exibição do filme The Thing From Another World, de 1951, que posteriormente o próprio diretor John Carpenter refilmaria como O Enigma de Outro Mundo (1982).
O nome do personagem de Donald Pleasence em Halloween - A Noite do Terror foi uma homenagem ao filme Psicose, que tem um personagem de mesmo nome. Já a personagem Laurie Strode recebeu este nome por ser na realidade o nome da primeira namorada do diretor John Carpenter, de acordo com a produtora e roteirista Debra Will.
Halloween - A Noite do Terror foi rodado em 21 dias, durante a primavera de 1978.