Uma excelente história baseada em fatos reais, onde o sentimento de raiva que o filme passa ao vermos tais crimes de injustiça prevalece.
Passado em uma época no auge dos conflitos entre terroristas do IRA e o exército britânico, Gerry Conlon é um jovem rebelde que se mete em encrencas e que vai a Londres sob ordem de seu pai Giuseppe.
Em companhia de seu amigo eles chegam até um reduto de hippies e onde ja criam um desafeto que logo depois os denunciaria por eles serem irlandeses e uma bomba ter explodido dentro de um pub, matando 5 pessoas e deixando várias feridas. Após o exército invadir sua casa e levá-lo sob custódia, Giuseppe vai até a Inglaterra para tentar tirar seu filho da cadeia, mas é levado após uma absurda conspiração feita pela polícia para que dessem uma resposta à sociedade coml bode expiatórios, alegando que eles que eram os culpados.
Em Nome do Pai mostra em como o desespero do terrorismo, questões politicas e étnicas e o abuso autoritário podem fazer com que vidas inocentas sejam perdidas e também injustiçadas. Graças a advogada Garreth Peirce, que assume a defesa para tentar a apelação, a inocencia dos dois vai ficando cada vez mais clara, e a corrupção dentro do presídio, a rebelião que um membro do IRA responsável pelo atentado e a relação conturbada entre pai e filho vão se intensificando, mas que depois Gerry que tenta ajudar seu pai doente, ficando ao seu lado nos ultimos momentos, restabelecendo o amor mesmo que não declarado entre pai e filho, mas que não o impede de falecer. Garreth descobre documentos ocultados pela polícia e após 15 anos, consegue a liberdade de Gerry e outros 3 inocentes e também de seus parentes que foram inocentados da peba que eles ja haviam cumprido, e com isso, Conlon continua lutando para que o nome de seu pai seja inocentado.
Atuação primorosa de Daniel Day-Lewis com uma merecidissíma indicação ao oscar, de Pete Postlethwaite, que junto com Ralph Fiennes, poderia ter levado o prêmio de melhor coadjuvante ao invés de Tommy Lee Jones e de Emma Thompson, que não aparece em cena em grande parte do filme mas que na hora decisiva do longa, atua perfeitamente e com isso, teve uma merecida indicação ao oscar assim como Jim Sheridan por sua excelente direção.
O azar de Em Nome do Pai foi que estreou no mesmo ano que muitos filmes ótimos e excelentes estrearam e consequentemente concorreram aos prêmios da academia, porque também é merecedor de premiações, filme fantástico.