Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Roger G.
8 seguidores
27 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 30 de agosto de 2015
Esse é um tipo de filme que não deve ser assistido por qualquer um. O filme mostra de uma forma diferente diversas realidades do nosso país. Em alguns momento você encontra belas críticas sociais e em outros se percebe um certo exagero na retratação do país. Em fim, gostei muito do filme, principalmente na cena em que a mulher discute com o motorista do ônibus. Vale a pena conferir.
Através de breves sketches o cineasta procura apresentar um painel pessimista do Brasil atual e as origens desse “aborto” que remontam aos 500 anos de presença europeia. O resultado é muita pretensão para pouca solidez de argumentos. Tal fato torna-se um grave falha para um filme que se importa menos em descrever, nos moldes da narrativa convencional, o grupo de amigos que se reúne em um restaurante chique paulista e suas relações cotidianas, que em utilizá-los para ilustrar as “grandes idéias” que o cineasta chegou.
mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2024/08/filme-do-dia-cronicamente-inviavel-2000.html
Um filme estranhíssimo. Daqueles quelembram o cinema brasileiro de antigamente, quando os diretores faziam filmes apenas parasi, em detrimento do público. Aqui o diretor usa como pretexto a intenção de mostrar arealidade na tela, doa a quem doer. Isto faz com que o filme seja caracterizadoprincipalmente por cenas chocantes e marcantes - algumas até meio fortes -, retratandosempre a realidade sob a ótica do diretor. Só que, por outro lado, o filme conta com umroteiro pífio, que serve apenas de pano de fundo para tais imagens. Não há história,não há atuação! O roteiro conta apenas com alguns bons diálogos, que impressionam. O filme acaba ficando no meio termo, entre a ousadia e a pobreza da história."
É UM FILME DIFÍCIL DE CRITICAR... POISATIRA PARA TODOS OS LADOS.. E MESMO QUE VOCÊ NÃO CONCORDE COM ALGUMA COISA, ELE,ATRAVÉS DO FALSO DOCUMENTÁRIO, TE MOSTRA CENAS QUE VOCÊ DEPARA NO DIA-A-DIA E ACABACONCORDANDO COM A PREMISSA. O BRASIL É A TERRA DO SAMBA, FUTEBOL E DA INJUSTIÇA SOCIAL.POR MEXER CONCOSCO, NOS FAZER PENSAR. O FILME É BOM."
Cronicamente Inviável se mostra uma obra inacabado; inacabada porque a ela irão se somar inúmeras passagens do seu dia-a-dia. As passagens estão presentes não só nas ruas, mas nos criadores de ruas. São frequentadoras do senso comum usado por diversos cidadãos massificados aplicados a decodificar o dia-a-dia e a nossa continua interação com ele. O filme é um objeto que machuca o orgulho brasileiro, ótimo para ser contraposto a ufania de uma copa do mundo. Mostra a brutal diferença social e desmascara algumas falsas justificativas. O brasil está em guerra civil há tempos, numa guerra psicológica diária. Vale a pena... recomendo.
Um filme até bom de se ver, transmite um Brasil que o telespectador talvez nem saiba ou perceba. Mas mesmo assim, é retratado com um exagero enorme, com atuações forçadas e ridículas, a ponto da pessoa rir em algumas cenas e dizer "hã, tá bom...", mesmo tendo consciência do que está vendo.
Infelizmente existe a velha frase que diz:"a verdade dói"! As pessoas não gostam do filme pelo fato de retratar de forma contundente o Brasil real....e como o Brasil real é muito feio, as pessoas preferem não pensar muito sobre o assunto. Acho curioso, se você pensar nos autores que pensaram o Brasil, as críticas postas se coadunam perfeitamente com o roteiro do filme. Apenas uma para citar: Sérgio Buarque de Holanda e o livro "Raízes do Brasil"! O roteiro foi escrito certamente com base nesta leitura. Desta forma, considero o filme ótimo!
Filme visceral... Palavras duras e situações pesadas são retratadas com a maior naturalidade. O diretor desenrola a história retratando o que há mais pútrido na psique do brasileiro. O filme fica numa tensão constante e esse não desenvolvimento do conflito degrada tudo. Em cada episódio do filme, que não leva a lugar algum, não aproveita a lição do anterior, num eterno vir-a-ser, um passado-presente-futuro (talvez por isso, justamente o título: O Brasil é país do "cronicamente inviável"). Os personagens não aprendem nada, e se perpetuam no absurdo do ordinário, do banal, que toma uma eloquência enlouquecedora. Por vezes, nos questionamos se não estamos no "hospício Brasil". Os diálogos lembram muito as obras de Nelson Rodrigues, com intensidade dramática. Não é um filme de digestão fácil e palatável. Ele circula muito em cineclubes e no ambiente mais "cult". Vale muito a pena! Muitas das situações desveladas na tela acontecem sistematicamente nestas terras. É um filme que fica na cabeça, e aos poucos vão sendo processadas. Lembrei o filme "Noite Vazia (1964)", do diretor Walter Hugo Khouri, principalmente em alguns diálogos.
Filme que choca, impressiona e faz pensar. Recomendado para as pessoas que realmente nao tem preconceito e pudores qto a algumas cenas fortes. Esse foi o filme que me fez realmente gostar de bom cinema, chega de finais felizes!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade