Filmado na Igreja de Santa Monica, próxima a praia em Santa Monica, Califórnia. Leo McCarey criou o personagem de Barry Fitzgerald baseando-se, em parte, no pastor real da igreja, o (irascível) Msgnr. Nicholas Conneally.
Barry Fitzgerald foi indicado pela Academia para o prêmio de Melhor Ator e de Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo papel, a única vez que isso aconteceu. Ele ganhou o Oscar na categoria de coadjuvante, mas perdeu na categoria principal para Bing Crosby (isto já não é possível de acordo com as orientações da Academia). Devido à escassez de metais durante a guerra, Fitzgerald recebeu um Oscar de gesso (em vez de um de ouro) por seu desempenho. Algumas semanas depois de ter ganhado o prêmio, ele quebrou a cabeça de seu Oscar de gesso ao praticar o sua tacada de golfe.
Na verdade, o filme foi escrito após a sua sequência "Os Sinos de Santa Maria". Para conseguir que a Paramount emprestasse Bing Crosby para o filme, a RKO teve que permitir que Leo McCarey escrevesse e dirigisse "Going My Way", baseado no mesmo personagem. Estranhamente, no entanto, "Going My Way" foi lançado primeiro.
A primeira exibição pública, em 27 de abril de 1944, aconteceu em 65 áreas militares "do Alasca à Itália e da Inglaterra às selvas da Birmânia ..." (mas principalmente na Europa).