ALIEN - A RESSURREIÇÃO (Alien: Resurrection) é o quarto filme da franquia, lançado em 1997, dirigido por Jean-Pierre Jeunet.
A RESSURREIÇÃO marca o fim da franquia Alien ainda na década de 90. O longa é o mais questionado de todo saga, visto por muitos como um filme desnecessário e feito unicamente para obter lucros. Em 1979, quando foi lançado o Oitavo Passageiro, não se tinha uma intenção de virar uma franquia (com três ou quatro filmes), mas como todo filme que rende um bom retorno financeiro, a FOX jamais deixaria de investir nessa ideia.
Se observarmos a trilogia Alien, um por um dos filmes, veremos um fechamento lógico para a franquia, até mesmo com o final de Alien 3 e o final da história envolvendo o Xenomorfo e a Tenente Ripley. Após 5 anos decidem reviver a saga e criar um quarto filme, com um novo enredo, um novo roteiro, até mesmo revivendo a protagonista mais FODA Sigourney Weaver, e porque não? Claro, lucrar mais um pouco bebendo da fonte de Alien.
Na minha opinião: ALIEN - A RESSURREIÇÃO é um bom filme. Devo admitir que o roteiro desse quarto filme é bem forçadinho e cheio de furos. Com um novo enredo que conta a ressurreição de Ripley após 200 anos, e como se não bastasse, ela agora é um clone alienígena, sendo a responsável pela criação da nova criatura grotesca. E tem mais, a ideia era criar um exército alienígena, com a intenção de controla-los (o que é bem óbvio, jamais iria dar certo), ainda de praxe, evitar que a nave infestada de Xenomorfo chegue até a terra.
Este é o roteiro de Joss Whedon (hoje em dia responsável por vários filmes da Marvel), Dan O'Bannon e Guillaume Laurant. Porém, devo confessar que hoje em dia me agrada, achei bem funcional. A forma como foi trazida toda história desse quarto filme da série ficou interessante, bem contada e bem trabalhada (devo destacar que já assisti A RESSURREIÇÃO há muitos anos, e hoje em dia não me lembrava de quase nada do filme). Acho que ALIEN - A RESSURREIÇÃO é um filme muito injustiçado, todos o criticam pela forma como foi contada essa parte da história, a forma como foi enfiado nas mentes das pessoas a ideia de que Ripley se matou no terceiro filme para não permitir que levassem o Xenomorfo para a terra, e de repente ela é clonada 200 anos depois com resquícios alienígenas, e toda história dela envolvendo a rainha, os ovos dos Aliens, os clones, o seu DNA, até chegar na ligação dela com a criatura bizarra ao final (devo me abster de mais detalhes para não dar spoilers).
Então, eu vejo ALIEN - A RESSURREIÇÃO como um ótimo filme SCI-FI, funciona muito bem pro gênero, o problema é quando ele é comparado aos demais filmes da franquia Alien. Posso afirmar aqui com total certeza que se A RESSURREIÇÃO não fizesse parte da cronologia Alien, o longa teria agradado muito mais, mas quando vamos liga-lo à franquia e buscamos respostas lógicas dentro do contexto, ele deixa a desejar (mesmo eu tendo gostado de como foi introduzida toda história).
Os pontos mais positivos do longa de Jean-Pierre Jeunet está na ambientação, fantástica. Cenários impecáveis envolto em um clima pesado e tenso (típico de todos os filmes da franquia). O filme continua na pegada de sobrevivência e pânico, contra destruição e perseguição (o que esteve e sempre estará presente em um filme do Alien), mas agora com mais crueldade por parte dos Xenomorfos. A maneira como o Alien ataca nesse quarto filme é fantástica (muito melhor que no 3), com mais violência e mais brutalidade, as criaturas dilaceram e aniquilam os tripulantes, com mortes agonizantes misturadas com muito sangue (destaque para a cena que o Alien rasga o tórax e a cabeça das vítimas ao mesmo tempo). Outro ponto que merece destaque, são a forma como os Xenomorfos se apresentam, muito mais trabalhados por partes dos efeitos especiais (uma parte que deixou muito a desejar em Alien 3), você se incomoda só de olhar pra eles (principalmente na parte que eles estão presos na câmera).
A Tenente Ripley não tem o que comentar, sério, se falando de um filme do Alien e juntando com Sigourney Weaver não tem como dar errado. Ela faz parte da franquia Alien, e pra mim, quando me lembro de um filme do Alien, a primeira coisa que vem na minha cabeça é a protagonista Ripley, depois o coadjuvante Alien. Gostei muito da Winona Ryder no filme, achei que ela contribuiu bastante com sua personagem enigmática Call, esteve muito bem e foi destaque, principalmente quando somos confrontados com sua verdadeira identidade. Sigourney Weaver e Winona Ryder foram os maiores destaques do longa, e os outros atores completaram bem com seus trabalhos.
Portanto, fecho aqui a minha maratona Alien, com A RESSURREIÇÃO. Um bom filme, conseguiu me agradar (mesmo com todas questões destacadas).
Minha lista da franquia Alien até os dias de hoje fica assim:
1. O RESGATE
2. OITAVO PASSAGEIRO
3. A RESSUREIÇÃO
4. ALIEN 3
5. COVENANT
6. PROMETHEUS