A personagem Annie foi criada pelo cartunista do The New York Times Harold Gray, na tirinha "Little Orphan Annie". O título é uma referência ao poema homônimo do escritor norte-americano James Whitcomb Riley, publicado em 1885.
Em abril de 1977 a versão musical estreou na Broadway. Escrita por Thomas Meehan e vencedora de vários prêmios Tony, ficou em cartaz até janeiro de 1983.
Os direitos para a adaptação cinematográfica foram comprados por US$9,5 milhões, quebrando a marca de valor mais alto que até então pertencia a My Fair Lady (1964), que custou US$5,5 milhões aos cofres da Warner.
Elizabeth Berkley e Kristin Chenoweth foram algumas das crianças testadas para o papel de Annie. A primeira foi recusada por ser muito alta, a segunda por seu sotaque muito carregado. Anos mais tarde Kristin Chenoweth acabaria participando de uma versão feita para a televisão, Annie (1999).
Jack Nicholson desistiu de interpretar Oliver Warbucks após algumas mudanças na equipe do filme.
Bette Midler recusou o papel de Senhorita Hannigan.
Sandy foi interpretada por dois cães. Um fez as cenas mais dramáticas e o outro as de agilidade.
Único musical dirigido por John Huston. Ele foi cogitado para interpretar Oliver Warbucks, mas recusou por considerar-se velho para o papel.
OSCAR
1983
Indicações
Melhor Direção de Arte
Melhor Trilha Sonora
GLOBO DE OURO
1983
Indicações
Melhor Atriz Comédia/Musical - Carol Burnett
Melhor Atriz Comédia/Musical - Aileen Quinn
Revelação Feminina - Aileen Quinn
BAFTA
1983
Indicação
Melhor Canção Original - "Tomorrow"
FRAMBOESA DE OURO
1983
Pior Atriz Coadjuvante - Aileen Quinn
Indicações
Pior Filme
Pior Roteiro
Pior Diretor
Pior Nova Estrela - Aileen Quinn