A idéia de adaptar a clássica história de Aladdin em um longa-metragem musical de animação foi proposta por Howard Ashman em 1988. Na época o compositor Alan Menken estava trabalhando em A Pequena Sereia, mas escreveu 6 canções para o filme juntamente com Ashman.
A 1ª versão do roteiro dizia que Aladdin tinha três amigos, chamados Babkak, Omar e Kassim, um anel mágico e ainda trazia dois gênios.
Algumas versões iniciais do roteiro previam a canção "Humiliate the Boy", cantada por Jafar. Esta música foi cortada da versão final por ser considerada cruel demais para o filme.
No roteiro original de Aladdin aparecia a mãe do protagonista, havendo ainda uma sequência com a música "Proud of Your Boy". Este trecho foi retirado da versão final do filme.
Inicialmente o visual de Aladdin seria parecido com o do ator Michael J. Fox. Como o produtor Jeffrey Katzenberg achava que o personagem não teria tanto apelo para o público feminino, foi feita a mudança para que Aladdin se parecesse fisicamente com Tom Cruise.
Robin Williams recebeu o salário mínimo previsto pelo Sindicato dos Atores para dublar o Gênio em Aladdin, pedindo em troca que a Disney não usasse sua voz em produtos de merchandising com o personagem, nem que o Gênio ocupasse mais do que 25% do espaço disponível nos pôsters e no trailer do filme. Como a Disney não cumpriu os termos do acordo feito com Robin Williams, o ator rompeu totalmente com o estúdio. Apenas após a demissão do produtor Jeffrey Katzenberg, anos mais tarde, Williams fez as pazes com a Disney.
Entre os brinquedos de madeira que o pai da Princesa Jasmine brinca estão alguns personagens de outros filmes de animação da Disney. Entre eles podem ser vistos a Fera, de A Bela e a Fera (1991); o carangueijo Sebastian, de A Pequena Sereia (1989); e Pinóquio, de Pinóquio (1940).
Algumas imitações do Gênio foram retiradas da versão final de Aladdin, como as de George Bush, John Wayne e a Dra. Ruth Westheimer.
A canção "Count on Me" inicialmente estaria em Aladdin, tendo sido modificada para se tornar "A Whole New World".
Na versão de Aladdin para a Índia a Disney substituiu a cena em que o Gênio imita um apresentador de programa de TV por outra em que imita um comentarista de cricket.
Quando o Gênio transforma o macaco Abu em um carro, a placa que aparece é "ABU 1".
OSCAR
Ganhou
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original - "A Whole New World"
Indicações
Melhor Som
Melhor Canção Original - "Friend Like Me"
Melhores Efeitos Sonoros
GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original - "A Whole New World"
Prêmio especial a Robin Williams, por seu trabalho como dublador
Indicações
Melhor Filme - Comédia/Musical
Melhor Canção Original - "Friend Like Me" e "Prince Ali"
BAFTA
Indicações
Melhor Trilha Sonora
Melhores Efeitos Especiais
MTV MOVIE AWARDS
Ganhou
Melhor Comediante - Robin Williams
Indicações
Melhor Filme
Melhor Canção - "A Whole New World"
GRAMMY
Ganhou
Melhor Canção Original - Filme/TV - "A Whole New World"
Melhor Composição Instrumental - Filme/TV
Indicação
Melhor Canção Original - Filme/TV - "Friend Like Me"
Seguido por O Retorno de Jafar (1994) e Aladdin e os 40 Ladrões (1996), ambos lançados diretamente em vídeo