Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
704 seguidores
300 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 13 de maio de 2019
Um relato de extraordinária pungência, porém, nada sentimentalista, de como pobreza, doença, desnutrição e ignorância podem existir em uma nação cristã civilizada, o documentário Terra sem Pão, de Luis Nuñuel, foi filmado na remota região montanhosa de Las Hurdes - uma pequena área ao norte da Estremadura, a menos de 100 quilômetros ao sul das glórias da cidade universitária de Salamanca - em 1932. Doenças físicas, psíquicas e sociais são calmamente observadas por uma câmera impassível. Buñuel tendo percebido que as imagens falariam em alto e bom som por si mesmas. Não obstante, ele sobrepõe planos das riquezas encontradas nas igrejas católicas. Buñuel ainda parece ciente de que, para aquele povo, a única libertação verdadeira do seu cruel sofrimento (a não ser que o Estado e a Igreja intervissem) está na própria morte e, certamente, muitas das atitudes tomadas para aliviar a fome e a dor deles parecem impulsionadas por um desejo perverso de extermínio. Cruel, frio, estranhamente belo e tão cáustico quanto enxofre.
Documentário-manifesto de Buñuel, partidário do republicanismo espanhol que lutava contra as forças conservadoras de Franco, que mostra a miséria da forma mais direta possível, aliada do sofrimento e da morte [a cena da criança morrendo lentamente e resignadamente "está parada ali há 3 dias" é particularmente chocante].
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade