OSCAR
1957
Ganhou
Melhor Efeito Especial
Indicado
Melhor Filme
Melhor Direção de Arte
Melhor Som
Melhor Edição
Mlehor Fotografia a Cores
Melhor Figurino a Cores
GLOBO DE OURO
1957
Indicado
Melhor Ator - Drama
O diretor Cecil B. DeMille sofreu um ataque cardíaco durante as filmagens de Os Dez Mandamentos. O diretor ficou alguns dias afastados dos sets de filmagens, mas logo retornou ao trabalho, contrariando as ordens dos médicos.
A primeira escolha de Cecil B. DeMille para interpretar o papel de Moisés em Os Dez Mandamentos foi o ator William Boyd, que terminou recusando o papel e abrindo espaço para a contratação de Charlton Heston.
Para criar no filme o efeito da tempestade de areia, o diretor Cecil B. DeMille pediu emprestado a Força Aérea Egípcia uma máquina especial, destinada a criar ventanias.
O ator H.B. Warner, velho amigo de Cecil B. DeMille, tem em Os Dez Mandamentos seu último papel com falas no cinema. Warner no filme interpreta um senhor de idade que pede para morrer, durante a sequência do êxodo dos hebreus pelo deserto.
Inicialmente, o responsável pela música de Os Dez Mandamentos seria Victor Young, que trabalhava com Cecil B. DeMille desde 1940. Entretanto, Young não pôde aceitar o convite para este novo trabalho, devido a motivos de saúde, o que abriu espaço para a contratação de Elmer Bernstein.
Os Dez Mandamentos é a refilmagem do filme de mesmo nome lançado em 1923 e dirigido também por Cecil B. DeMille. Além disto, esta 2ª versão do diretor inspirou o longa de animação O Príncipe do Egito, lançado 42 anos depois.