O Homem Que Queria Ser Rei é uma adaptação cinematográfica do conto homônimo escrito por Rudyard Kipling em 1888.
Depois do sucesso deste filme, os dois atores principais, Michael Caine e Sean Connery, decidiram processar os produtores por distribuição indevida dos lucros. Os dois ganharam a causa, e receberam 250 mil libras cada um.
O projeto deste filme demorou muito para ser realizado. No início, o diretor John Huston queria ver Clark Gable e Humphrey Bogart nos papéis principais. Tempos mais tarde, pensou em Burt Lancaster e Kirk Douglas. Depois, cogitou chamar Robert Redford e Paul Newman, mas o próprio Newman achou que Michael Caine e Sean Connery seriam mais apropriados para o filme.
Sean Connery considera seu papel em O Homem Que Queria Ser Rei como o preferido de sua carreira.
Já no começo das filmagens, o diretor John Huston ainda buscava uma atriz para o papel de Roxanne. Quando foi jantar com Michael Caine, ele conheceu a sua esposa Shakira Caine, que não tinha experiência como atriz, e convidou-a para o filme antes mesmo de terminar o jantar.
O Homem Que Queria Ser Rei foi indicado a quatro Oscar (melhor direção de arte, figurino, edição e roteiro adaptado), dois BAFTA (melhor direção de fotografia e figurino) e um Globo de Ouro (melhor trilha sonora original).