O primeiro roteiro do filme se chamava "The Trial of James T. Kirk" e se baseava no julgamento do capitão Kirk solicitado pelos klingons, devido aos eventos de Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock. O julgamento perdeu espaço no filme após a aprovação do estúdio para a inclusão da viagem no tempo na história.
O ator Eddie Murphy esteve cotado para participar de Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa, no lugar de Catherine Hicks. A presença de Murphy apenas não ocorreu por dois motivos: a Paramount não queria reunir em um mesmo filme elementos de suas duas mais lucrativas franquias, as séries "Jornada nas Estrelas" e "Um Tira da Pesada", e Murphy havia assinado recentemente para estrelar O Rapto do Menino Dourado (1986).
Algumas das cenas com baleias exibidas no filme foram feitas usando modelos animatrônicos dos animais.
A viagem no tempo usada neste filme é a mesma exibida no episódio "Tomorrow is Yesterday", da série de TV "Jornada nas Estrelas".
A capitã da USS Saratoga, que aparece logo no início do filme, é a primeira mulher a ser vista como comandante de uma nave em toda a cronologia da série "Jornada nas Estrelas".
O sucesso comercial de Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa estimulou as emissoras de TV norte-americanas a produzirem uma nova série baseada na nave Enterprise. Já no ano seguinte estreava "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração", com os atores que futuramente viriam também a estrelar os filmes da série "Jornada nas Estrelas".
Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa é o 4º de uma série de 12 filmes baseados na série da TV americana Star Trek. Os demais foram:Jornada nas Estrelas - O Filme (1979), Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982), Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989), Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991), Jornada nas Estrelas - Generations (1994), Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996), Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998), Nêmesis (2002), Star Trek (2009) e Star Trek 2 (2013).
OSCAR
1987
Indicado
Melhor Fotografia
Melhor Som
Melhores Efeitos Sonoros
Melhor Trilha Sonora
ASCAP Award
1987
Ganhou
Top Box Office Films