Katharine Hepburn pediu à MGM para escalar Clark Gable como Dexter e Spencer Tracy como Mike antes mesmo dela conhecer algum deles. Ambos estavam ocupados com outros projetos e não puderam participar do filme, então Cary Grant e James Stewart entraram no filme.
O dramaturgo Philip Barry baseou o personagem de Tracy em Helen Hope Montgomery Scott, uma socialite da Philadelphia que ficou famosa por dar festas extravagantes na fazenda da sua família de 800 acres de extensão. Os produtores disseram ter tentado filmar na propriedade da família, mas voltaram atrás depois de terem visto o tamanho e a grandiosidade tanto da casa principal quanto das terras. Eles disseram que se contassem ninguém acreditaria que alguém pudesse viver daquele modo, principalmente nos Estados Unidos dos anos 40.
Núpcias de escândalo foi filmado em 8 semanas, e não foi necessária uma segunda tentativa ou retomada. Durante a cena em que James Stewart soluça quando está bêbado, é possível ver Cary Grant olhando para baixo e rindo. Isso porque o acesso de soluço não havia sido planejado e Grant teve que se segurar para não ter um ataque de riso. James Stewart pensou ele próprio em adicionar esse toque à cena sem contar a ninguém, e tudo foi gravado em apenas uma tomada.
Katharine Hepburn foi a estrela da peça da Broadway na qual esse filme foi baseado. O milionário Howard Hughes comprou os direitos dessa peça, para que ela pudesse ser adaptada ao cinema, e deu à Hepburn como um presente.
James Stewart não tinha planos de ir na cerimônia do Oscar no ano em que ele foi indicado por causa do filme. Um pouco antes da premiação começar, ele recebeu uma ligação dizendo para ele colocar um terno e ir para o Oscar. Ele então resolveu ir e ganhou o Oscar de Melhor Ator.