Foi o 1º filme em animação a ser indicado ao Oscar de melhor filme.
A atriz Sherri Stoner serviu de modelo para que os desenhistas desenvolvessem a personagem Belle.
Inicialmente a música "Be Our Guest" seria protagonizada por Maurice, e não Belle, mas os desenhistas decidiram trocar os personagens por considerar que a música era tão boa não deveria ser relegada a um personagem secundário da trama.
O personagem Chip inicialmente tinha apenas uma fala em todo o filme, mas os produtores gostaram tanto do personagem que decidiram que ele deveria ter mais participações na história.
Na cidade onde vive Belle é a única que usa roupas com a cor azul. Esta diferenciação foi criada para ressaltar ainda mais o quanto ela era diferente dos demais moradores do local.
Foi relançado nos cinemas em 2002 em uma versão comemorativa pelos 10 anos de lançamento. Esta versão tem 6 minutos a mais e uma nova sequência, com a música "Human Again", que havia sido cortada ainda no storyboard da versão original do filme. Esta música foi incluída na versão de A Bela e a Fera para a Broadway e, após fazer grande sucesso, a Disney resolveu contratar a mesma equipe que desenvolveu a animação apenas para desenvolvê-la e incluí-la no filme.
Foi relançado em versão 3D em 13 de janeiro de 2012, nos cinemas americanos.
A Bela e a Fera arrecadou nos cinemas em torno de US$ 347 milhões, obtidos nas bilheterias de todo o planeta na época de seu lançamento original.
OSCAR
Ganhou
1992
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Canção Original - "Beauty and the Beast"
Indicado
Melhor Filme
Melhor Som
Melhor Canção Original - "Belle"
Melhor Canção Original - "Be Our Guest"
GLOBO DE OURO
Ganhou
1992
Melhor Filme - Comédia/Musical
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Canção Original - "Beauty and the Beast"
Indicado
Melhor Canção Original - "Be Our Guest"
ANNIE AWARDS
Ganhou
1991
Melhor Animação