Esta é a 3ª adaptação do livro de W. Somerset Maugham para o cinema. As anteriores foram O Véu Pintado (1934) e The Seventh Sin (1957).
Durante 5 anos a produtora Sara Colleton, o roteirista Ron Nyswaner e o ator Edward Norton trabalharam para que O Despertar de uma Paixão fosse realizado.
Inicialmente o filme seria produzido pela Yari's Stratus Film. Quando Mark Gill, executivo da empresa, foi contratado pela Warner Independent Pictures, ele adquiriu os direitos da produção.
Em determinado momento a diretora Caroline Link esteve ligada ao projeto, sendo também responsável pelo roteiro.
Este é o primeiro de dois filmes em que o diretor John Curran e o ator Edward Norton trabalharam juntos. O posterior foi Homens em Fúria (2010).
Nicole Kidman esteve cotada para protagonizar o filme.
No outono de 2004 Edward Norton telefonou para Naomi Watts para convidá-la a atuar em O Despertar de uma Paixão. A atriz inicialmente não queria trabalhar no projeto, pois tinha saído de 8 meses de filmagens para King Kong (2005) e preferia descansar durante algum tempo. Norton insistiu no convite e propôs que as filmagens ocorressem apenas no verão seguinte, o que ela aceitou.
GLOBO DE OURO
2007
Ganhou
Melhor Trilha Sonora