Stalker.
Sinopse:
Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.
=====================================
Bom... O filme é uma loucura só. Ele mexe muito com a sua cabeça, com o seu espírito, ele testa sua capacidade de interpretar sua dialética. É um filme poético misturado com sonhos, dores e esperanças e que questiona muito sobre a existência do homem na terra. Crise existencial, eis a maior crise da humanidade, pois muitos de nós só pensamos no simples: nascer, viver e morrer. Mas com certeza há muito mais que isso, e para isso o homem tem que ir até o mais fundo do poço e tocar o ponto do nirvana e se libertar de todo o sofrimento. Perguntas e perguntas entre os personagens são feitas em busca de algum sentido, de alguma razão, mas o filme por ser tão intenso que vem a tona o maior conflitos de todos: Fé x Razão. Esse é o ponto alto do filme, pois os questionamentos são incessantes. Dúvida, dúvidas e mais dúvidas. Por quê?, Por quê? e Por quê?
Homem sábio é aquele que questiona.
O filme é bem arrastado, mas possui uma incrível fotografia. Outro ponto bom do filme são os sons emitidos: os passos, os sapos coaxando, os grilos, a água pingando e etc.
Eis um trecho do filme bem instigante:
"Que se cumpra o idealizado.
Que acreditem.
Que riam das suas paixões.
Porque o que consideram paixão, na
realidade, não é energia espiritual...
mas apenas fricção entre a alma
e o mundo externo.
O mais importante é que acreditem
neles próprios...
e se tornem indefesos como
crianças...
porque a fraqueza é grande,
enquanto a força é nada.
Quando o homem nasce
é fraco e flexível...
quando morre,
é impassível e duro.
Quando uma árvore cresce
é tenra e flexível...
quando se torna seca e dura,
ela morre
A dureza e a força
são atributos da morte.
Flexibilidade e a fraqueza são
a frescura do ser.
Por isso, quem endurece,
nunca vencerá."
Vale a pena dar uma conferida.
PS: A viagem para Zona são 3 homens. Um poeta, um cientista e um 'Messias' daí você tira a mensagem que o filme quer passar.