O produtor Paul Aratow vendeu o projeto do filme para a Universal em 1975. A ideia era usá-lo para projetar Raquel Welch. Problemas com o roteiro comprometeram o início da produção do filme. O projeto passou pela United Artists e Orion Pictures antes de chegar à Columbia e finalmente ser produzido em 1982.
Bo Derek e Harrison Ford foram convidados a protagonizar o filme.
Jodie Foster recusou o papel de Sheena para dedicar-se aos estudos na Universidade de Yale. Ela formou-se em literatura em 1985.
As filmagens foram feitas no Quênia, ao longo de sete meses.
Animais selvagens rondavam o set diariamente. Por conta disso guardas armados foram contratados para proteger o elenco e a equipe.
John Guillermin havia dirigido dois filmes do Tarzan, "versão masculina" de Sheena: "A Maior Aventura de Tarzan" (1959) e "Tarzan Vai à Índia" (1962). Ele também já conhecia bem a África por conta de "Os Rifles de Batasi" (1964), "Shaft na África" (1973) e Morte Sobre o Nilo (1978).
Tanya Roberts vinha de um personagem bastante parecido com Sheena: Kiri, de "O Príncipe Guerreiro" (1982).
"Sheena, a rainha da selva" é originalmente uma história em quadrinhos escrita por Will Eisner e S.M. Eiger e publicada em 1938. Eles não são citados nos créditos do filme.