O filme Os Donos da Rua, do ano de 1991, tenta mostrar a realidade de muitos jovens afro-americanos de classe pobre que convivem com uma realidade de violência, preconceito e segregação racial.
Uma obra que foi muito contestada pelas gangues de Las Vegas-EUA, retratava justamente as gangues de rua, a partir da história de 3 garotos diferentes, amigos desde a infância.
A história começa com o garoto Tre Styles sendo levado para a morar com o pai logo após uma briga de colégio, o personagem que tinha como característica a inteligencia e a rebeldia não demorou muito para se estabelecer naquele local, logo tinha amigos e aprendia a conviver no meio de tiros, drogas e muito medo.
Tre foi criado sobre a rigidez e os conselhos de seu pai, Furious Style, um homem que certamente sentiu de perto a violência e soube "dizer não" mesmo no meio de tanto caos.
Junto de Doughboy e Ricky, irmãos bem diferentes, Tre aprendia um pouco mais sobre a injustiça que se encontrava logo ao seu lado.
O filme com diversos atores e artistas consagrados no exterior (Ice Cube/Cuba Gooding Jr./ Nia Long) conseguiu se fundir naquele período, com indicação ao Oscar de Melhor Direção inclusive, porém essa história não é muito conhecida atualmente.
Obra super-recomendada, com grandes atuações vindas de grandes atores, grande trabalho de atores mirins e uma história muito rica em qualidade. Mesmo sem muita ação e guerra de gangues.