O filme foi originalmente concebido como uma paródia do célebre longametragem Casablanca (1942), mas foi transformado em uma história mais original.
Esperando poder tomar conta própria de sua carreira, os Irmãos Marx financiaram Uma Noite em Casablanca (1946) com a ajuda da Loma Vista Films. Eles ainda fizeram uma breve turnê de pré-filmagem, como ocorreu em Uma Noite na Ópera (1935) e Um Dia nas Corridas (1937), no intuito de intensificar o tom humorístico do roteiro.
O filme estreiou a música "Who's Sorry Now?" de Ted Snyder, com letra de Bert Kalmar e Harry Ruby. A canção tornou-se um grande sucesso, mais até do que o próprio filme, e foi regravada por diversos artistas.
Segundo o biógrafo dos Irmãos Marx, Joe Adamson, foram oferecidos 50 000 dólares a Harpo Marx para que ele proferisse a palavra "Assassinato!" neste filme, no intuito de aumentar a visibilidade do longa, já que Harpo sempre atuava mudo. O ator recusou a proposta e nunca falou publicamente sobre o assunto até um show que ocorreu um ano antes de sua morte.