Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
c4rlc4st
943 seguidores
316 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 24 de abril de 2019
Fazendo vista grossa às limitações técnicas que são ultrajantes ao espectador acostumado ao cinema atual, pode-se dizer que São Paulo S/A é um filme para o futuro. Como se fosse um retrato da criação do sistema abusivo e imoral que aflige o trabalhador até hoje, o filme fala sobre burn out, corrupção, existencialismo... assuntos que permanecem como problemas para a sociedade. Comparar o cenário atual com o de 50 anos atrás é tão fascinante quanto ver as ruas, os edifícios e o povo de uma antiga São Paulo.
Walmor Chaga e Eva Wilma estrelam esse filme cultuado até hoje e considerado um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos. Filme que posição politica forte e se vê fortemente a mão do diretor nisso. Vale a pena conferir.
Carlos (Chagas) leva uma vida afetiva conturbada, dividindo-se entre a tresloucada Ana (Glória), a emancipada Hilda (Esmeralda) e tentando conquistar o coração da moça de família Luciana (Wilma). Consegue empregar-se na Volkswagen, e ganha dinheiro por fora, ao fazer contatos com a empresa de auto-peças de um conhecido, Arthur (Zeloni). mais em:
Person tece um retrato visceral da metrópole em ascensão, tecendo uma crítica social profunda.
A jornada de Carlos, um homem comum engolido pela engrenagem urbana, reflete a alienação do indivíduo em meio ao ritmo frenético da cidade grande.
A crítica do filme reside na forma como expõe a desumanização do trabalho, a futilidade do consumismo e a vacuidade da vida social.
As sequências longas e contemplativas, a fotografia em preto e branco e o ritmo lento constroem uma atmosfera claustrofóbica, capturando a sensação de aprisionamento do protagonista.
Estamos presos a isso, seja pelo trabalho, pelos costumes e claro, pela própria cidade.
Person nos convida a questionar o preço do progresso e o impacto da vida urbana na nossa humanidade.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade