Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.
Fazendo vista grossa às limitações técnicas que são ultrajantes ao espectador acostumado ao cinema atual, pode-se dizer que São Paulo S/A é um filme para o futuro. Como se fosse um retrato da criação do sistema abusivo e imoral que aflige o trabalhador até hoje, o filme fala sobre burn out, corrupção, existencialismo... assuntos que permanecem como problemas para a sociedade.
Comparar o cenário atual com o de 50 anos atrás é tão ...
Leia Mais
Ricardo L.
59.922 seguidores
2.818 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 17 de setembro de 2021
Walmor Chaga e Eva Wilma estrelam esse filme cultuado até hoje e considerado um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos. Filme que posição politica forte e se vê fortemente a mão do diretor nisso. Vale a pena conferir.
Cid V
214 seguidores
477 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 15 de fevereiro de 2024
Carlos (Chagas) leva uma vida afetiva conturbada, dividindo-se entre a tresloucada Ana (Glória), a emancipada Hilda (Esmeralda) e tentando conquistar o coração da moça de família Luciana (Wilma). Consegue empregar-se na Volkswagen, e ganha dinheiro por fora, ao fazer contatos com a empresa de auto-peças de um conhecido, Arthur (Zeloni). mais em:
Person tece um retrato visceral da metrópole em ascensão, tecendo uma crítica social profunda.
A jornada de Carlos, um homem comum engolido pela engrenagem urbana, reflete a alienação do indivíduo em meio ao ritmo frenético da cidade grande.
A crítica do filme reside na forma como expõe a desumanização do trabalho, a futilidade do consumismo e a vacuidade da vida social.
As sequências longas e contemplativas, a fotografia em preto ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade