Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
1.542 seguidores
293 críticas
Seguir usuário
2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Adaptação do livro homônimo de Chico Buarque de Hollanda. Benjamin Zambraia (Paulo José na terceira idade e Danton Mello no início da idade adulta) é um ex-modelo fotográfico que fica obcecada pela jovem Ariela (Cléo Pires, filha da Gloria Pires e do Fábio Jr) ao vê-la num restaurante, pois ela lembra sua namorada da época de adolescência, Castana (também interpretada por Cléo Pires). Benjamin vive em "estado sonambúlico", onde o passado vem à tona e ficamos sabendo que o pai de Castana, Dr. Campoceleste (Mauro Mendonça) era totalmente contrário ao namoro entre o jovem casal. A bela Ariela se apaixona, então, por seu professor de filosofia, apesar deste ser casado e ter quatro filhos. A ditadura militar dava as cartas na década de 60. A repressão sobre os jovens universitários esquerdistas se fez sentir. É bom se dizer que "Benjamin" não é um filme político-panfletário. É sim a imersão de um homem numa antiga paixão que é revivida de forma radical. A trilha sonora desempenha um papel importante. Clássicos como "Ne me quitte pas" misturam-se à "Moça", de Wando (que faz uma ponta), com a trilha sonora original composta por Arnaldo Antunes. No dvd pode-se ver o clipe da música "Alegria", em que Paulo José, Chico Buarque e o próprio Arnaldo Antunes. Um bom filme da diretora Monique Gardenberg, que teve o mérito de escolher um elenco excepcional, encabeçado pelo grande Paulo José.
Filme confuso, sem pé nem cabeço, Cléo Pires totalmente sexualizada do inicio ao fim, se relacionando com um monte de homem feio e velho pra ela, terminei o filme igual quando comecei, sem entender nada.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade