Apesar de haver várias referências a ícones musicais que surgiram em Memphis, o diretor e roteirista Craig Brewer propositalmente eliminou qualquer referência a Elvis Presley.
Os produtores convenceram Terrence Howard a morar em Memphis por algum tempo antes do início das filmagens, com o objetivo de se familiarizar com as gírias locais e sentir o ritmo da cidade.
Terrence Howard conversou com mais de 300 cafetões, como parte da preparação para seu personagem.
Foi financiado pelo diretor John Singleton, que é um dos produtores do filme.
Em meio às filmagens em Memphis o ator Anthony Anderson e o diretor-assistente Wayne Witherspoon foram presos, acusados de assédio sexual. Witherspoon declarou que a mulher havia tentado seduzi-lo e o atraiu a um dos trailers das filmagens. Posteriormente o juiz retirou as acusações feitas ao ator.
Ritmo de um Sonho foi dedicado a Sam Phillips, o homem que descobriu Elvis Presley e fundou a Sun Records. O estilo e a estética de Phillips inspiraram Craig Brewer a escrever o roteiro do filme.
Os direitos de distribuição foram vendidos à Paramount Classics e à MTV Filmes durante o Sundance Film Festival de 2005, por US$ 9 milhões. Foi o recorde de venda de um filme exibido no festival.
OSCAR
2006
Ganhou
Melhor Música Original
Indicação
Melhor Ator - Terrence Howard