Uma das motivações de Kevin Smith para realizar O Balconista 2 foi uma promessa que o diretor fez a Jason Mewes. A promessa dizia que caso Mewes permanecesse afastado das drogas o diretor permitiria que ele interpretasse o personagem Jay mais uma vez. Foi exatamente o que aconteceu.
Alec Baldwin, que dublou o personagem Leonardo Leonardo na série de animação baseada em O Balconista, esteve cotado para interpretar o pai de Randall em O Balconista 2.
O diretor Kevin Smith leiloou um pequeno papel em O Balconista 2, com o dinheiro arrecadado sendo doado à Cruz Vermelha como ajuda às vítimas do furacão Katrina. A quantia arrecadada foi de US$ 16 mil.
As letras da logomarca de O Balconista 2 vieram de várias logomarcas de cadeias de fast food. O C foi retirado de Carl Jr.'s, o L de McDonald's Large Fries, o E de Burger King's Whooper, o R de Burger King, o K de KFC e o S de Popeye's.
Tanto O Balconista quanto O Balconista 2 terminam ao som de músicas da banda Soul Asylum. Em O Balconista a música tocada é "Can't Ever Tell", enquanto que em O Balconista 2 é "Misery".
Em determinada cena a personagem Emma diz a Dante o seguinte diálogo: "Face it tiger. You just hit the jackpot." Trata-se de uma referência aos quadrinhos do Homem-Aranha, já que esta foi a 1ª frase dita pela personagem Mary Jane, em uma revista lançada em novembro de 1966.
O personagem Lance Dowds foi baseado em um personagem chamado Hal que Kevin Smith criou para o piloto de uma série de TV chamada "Hating Hal".
Inicialmente seria Matt Damon quem interpretaria o personagem Lance Dowds. Porém, como na época Damon estava em meio às filmagens de O Bom Pastor (2006), teve que abrir mão do personagem. Em seu lugar o diretor Kevin Smith convidou Jason Lee, que tirou um dia de folga de seu trabalho na série de TV "My Name is Earl" para rodar suas cenas.
Este é o sexto filme dirigido por Kevin Smith que se passa no mesmo universo de personagens. Os anteriores são O Balconista (1994), Barrados no Shopping (1995), Procura-se Amy (1997), Dogma (1999) e O Império (do Besteirol) Contra-ataca (2001).
Este é o sexto filme em que o diretor Kevin Smith e o ator Ben Affleck trabalham juntos. Os anteriores foram Barrados no Shopping (1995), Procura-se Amy (1997), Dogma (1999), O Império (do Besteirol) Contra-ataca (2001) e Menina dos Olhos (2004).
Este é o sexto de sete filmes em que o diretor Kevin Smith e o ator Jason Lee trabalham juntos. Os anteriores foram Barrados no Shopping (1995), Procura-se Amy (1997), Dogma (1999), O Império (do Besteirol) Contra-ataca (2001), Menina dos Olhos (2004) e Tiras em Apuros (2010);
Este é o 6 de 7 filmes em que o diretor Kevin Smith e o ator Jason Mewes trabalham juntos. Os demais foram O Balconista (1994), Barrados no Shopping (1995), Procura-se Amy (1997), Dogma (1999), O Império (do Besteirol) Contra-ataca (2001) e Pagando Bem, Que Mal Tem? (2008).
Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
Foi exibido fora de competição no Festival de Cannes, onde recebeu uma ovação de 8 minutos do público após seu término.
Precedido por O Balconista (1994).