Precedido por Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra (2003) e seguido por Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (2007) e Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides).
Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, foi convidado a fazer uma participação especial como o pai do capitão Jack Sparrow, mas não pôde aceitá- la devido a compromissos com a turnê mundial da banda.
Keira Knightley teve que usar apliques de cabelo para compôr sua personagem, já que no início das filmagens estava com o cabelo curto devido à sua participação em Domino - A Caçadora de Recompensas (2005).
Piratas do Caribe - O Baú da Morte e Piratas do Caribe - No Fim do Mundo foram rodados na mesma época, com o lançamento dos filmes ocorrendo com a diferença de um ano. As filmagens de ambas as sequências foram realizadas entre março e setembro de 2005.
O filme bateu o recorde de maior bilheteria em seu fim de semana de estréia nos Estados Unidos, arrecadando US$ 135 milhões.
- Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, além de ser indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Edição de Som.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical (Johnny Depp).
- Ganhou o BAFTA de Melhores Efeitos Especiais, além de ser indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Som.
- Ganhou 2 prêmios no MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Performance (Johnny Depp). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Performance (Keira Knightley) e Melhor Vilão (Bill Nighy).