As gravações do longa ocorreram entre 8 de junho e 21 de novembro de 2007.
Precedido por Hellboy (2004). Ambos os filmes são a adaptação da história em quadrinhos de mesmo nome criada por Mike Mignola.
A Revolution Studios tinha interesse em participar deste filme, mas com a recusa da Sony Pictures em financiá - lo deixou o projeto. A Sony pôs os direitos para o cinema à venda, por não considerar Hellboy um personagem que possibilitasse uma franquia de sucesso. Os direitos foram adquiridos pela Universal Pictures, que logo em seguida levou adiante a produção deste filme.
Guillermo del Toro estava escalado para dirigir Halo (2009), mas desistiu do projeto para trabalhar neste filme. E fez o mesmo, recusando Eu Sou a Lenda (I Am Legend) (2007), Uma Chamada Perdida (One Missed Call) (2008) e Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince) (2009).
Ron Perlman recebeu a oferta de interpretar o personagem Piccolo em Dragonball Evolution (2009), mas recusou para encarnar Hellboy mais uma vez.
Este é o quarto filme do diretor Guillermo del Toro e o ator Ron Perlman juntos. Os demais foram Cronos (1993), Blade II (2002) e Hellboy (2004).
Rupert Evans, intérprete do agente Myers no filme original da série, não pôde participar da seqüência por estar comprometido com a versão teatral de "O Beijo da Mulher-Aranha" em Londres. Seu personagem acabou retirado do roteiro.
O personagem rei Balor foi oferecido e recusado pelo ator Christopher Lee, uma verdadeira lenda do cinema de terror.
A máscara de Kroenen danificada, presente no filme original, pode ser vista sob uma redoma de vidro no quartel-general da Agência de Pesquisa e Defesa Paranormais.
Seth MacFarlane declarou que baseou a voz de Johann Krauss na interpretação de Jeremy Irons em Duro de Matar - A Vingança (1995).
Foi o primeiro filme a usar os novos estúdios Korda em Budapeste, na Hungria.
Não há créditos iniciais no filme e, assim como em Hellboy (Hellboy) (2004), nenhum dos cartazes possui o nome dos integrantes do elenco.
O rolo do filme foi enviado para alguns cinemas com o nome "Burnt Toast" ("torrada queimada", em portugês).
OSCAR
Indicações
2009 - Melhor Maquiagem
MTV MOVIE AWARDS
Indicações
2009 - Melhor Luta - Hellboy x Príncipe Nuada
2009 - Melhor Vilão - Príncipe Nuada (Luke Goss)