A frase "romancing the stone", usada como título original de Tudo Por Uma Esmeralda, é na verdade um jargão muito usado entre os joalheiros, se referindo ao processo de preparar uma gema para ser utilizada em uma jóia.
Para obter uma censura mais branda, uma cena em que um crocodilo arrancava a mão de um dos vilões do filme foi retirada na versão final de Tudo Por Uma Esmeralda.
O mapa do tesouro mostrado em Tudo Por Uma Esmeralda foi desenhado pelo criador de quebra-cabeças Dr. Crypton.
O compositor Alan Silvestri foi inicialmente contratado para preparar uma trilha sonora temporária para o filme, mas o diretor Robert Zemeckis gostou tanto de seu trabalho que terminou mantendo-o como o responsável pela trilha sonora do filme.
Esta foi a primeira vez em que Michael Douglas e Kathleen Turner contracenam juntos no mesmo filme. Eles ainda trabalharam juntos em longas como A Jóia do Nilo (1985) e A Guerra dos Roses (1989).
Esta também foi a primeira vez em que Michael Douglas e Danny DeVito contracenaram juntos. Ambos ainda estiveram em filmes como A Jóia do Nilo (1985), A Guerra dos Roses (1989) e O Solteirão (2010).
Tudo Por Uma Esmeralda arrecadou quase US$ 150 milhões nas bilheterias ao redor do planeta.
Seguido por A Jóia do Nilo (1985).
OSCAR
Indicação
Melhor Edição
GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Filme - Comédia/Musical
Melhor Atriz - Comédia/Musical - Kathleen Turner