Precedido por Shrek (2001) e Shrek 2 (2004). Seguido por Shrek para Sempre (2010).
Ao todo são vistos 23 personagens de contos de fadas/fantasia: Gato de Botas, três porquinhos, lobo mau, Homem-Biscoito, Pinóquio, três ratinhos cegos, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Príncipe Encantado, Capitão Gancho, Cavaleiro Sem Cabeça, Rumplestiltskin, Ciclope, as irmãs feias e a rainha má.
A equipe de produção de Shrek Terceiro teve, aproximadamente, 350 pessoas.
Os animadores visitaram escolas para estudar os gestos de adolescentes, como referência para a criação dos alunos da Academia Worcestershire e do personagem Artie.
Uma biblioteca de animação foi criada para Shrek Terceiro, contendo uma coleção de caminhadas, corridas, poses faciais e corporais e outras situações corriqueiras. Desta forma quando os animadores precisavam de alguma destas situações bastava usar o material já pronto, ao invés de ter que refazê-lo.
Foram criados 82 ambientes diferentes para Shrek Terceiro, sendo que 15 foram reaproveitados de filmes anteriores.
Foram desenhados cerca de 4500 trajes diferentes para as cenas de multidão de Shrek Terceiro. Destes apenas 2500 permaneceram na versão final do filme.
A quantidade de roupas criadas para o filme é aproximadamente 10 vezes maior do que a quantidade usada no filme original.
Denise Cascino, Holly Edwards e Mark Decker, funcionários da equipe de Shrek Terceiro, emprestaram seus gatos para serem usados como referência para a criação de alguns dos gatos vistos no filme.
O tamanho da cabeleira de Rapunzel muda durante o filme, variando de 11 a 210 metros.
A música tocada pela banda marcial da Academia Worcestershire foi na verdade tocada pela banda do colégio John Burroughs, de Los Angeles.
Shrek Terceiro possui ao todo 37 sequências e 1320 tomadas.
A cena em que a mãe Dragão e seus filhos voam sobre o teatro em que o Príncipe Encantado está atuando possui a maior multidão do filme: 1373 personagens distintos.
Este é o 1º filme que não tem a dublagem de Bussunda como Shrek na versão nacional, já que o comediante falecera em 17 de maio de 2006. Em seu lugar foi contratado Mauro Ramos, que seria o dublador do personagem no 1º filme.
Durante a produção nasceram 28 filhos dos artistas contratados para desenvolver Shrek Terceiro.
BAFTA
2008
Indicação
Melhor Filme de Animação