Hotel Ruanda
Média
4,4
906 notas

37 Críticas do usuário

5
12 críticas
4
14 críticas
3
6 críticas
2
3 críticas
1
2 críticas
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Ricardo M.
Ricardo M.

13.440 seguidores 697 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 31 de julho de 2017
Cruel e Real.

Em certo momento do filme um personagem expõe: "como pode alguém humano ser tão cruel?". É com essa dura frase que podemos considerar o ótimo drama constante na produção. Ambientando no ano de 1994, a película recompõe o conflito político que tomou conta de Raunda, reflexo da total falta de interesse pela democracia e diálogo. Mesmo com a parca ajuda da ONU, os ruandeses padecem diante do conflito que resultou na morte de centenas de milhares de pessoas, mas que pôde ser atenuada graças à coragem e determinação de Paul Rusesabagina (Don Cheadle).

Um dos grandes trunfos do filme dirigido Terry George é justamente não se render aos formatos hollywoodianos que primam pelo heroísmo em detrimento à verdade, pois a história foca-se justamente nas ações simples e repletas de boa vontade do protagonista. A interpretação de Cheadle é digna de nota por moldar um indivíduo simples e bem sucedido profissionalmente, mas que coloca-se justo acima de qualquer decisão. Isso funciona bem, principalmente pelo fato de que o que vemos é verídico, sem ser prejudicado por decisões artísticas que não comprometem o resultado final.

O elenco ainda conta com Joaquin Phoenix, Nick Nolte e Jean Reno no elenco para elevar a pompa de produção caprichada. HOTEL RUANDA é filme para poucos, mas é digno de recomendação pela forma consistente e respeitosa que usou para mostrar o triste conflito. Pode ter suas falhas, mas só pelo fato de causar reflexão já resulta em algo funcional.
jaime filho
jaime filho

10 seguidores 86 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 23 de fevereiro de 2021
Hotel Ruanda mostra os extremos do comportamento humano. A propensão ao ódio contra pessoas que nem se conhece e a propensão a fornecer ajuda a pessoas que não se conhece. Hotel Ruanda mexe com nossos instintos de maneira contraditória. Nosso ódio é evocado contra os que promovem atrocidades, mas a compaixão também vem à tona. A necessidade de fazer alguma coisa diante do mal. Isso tudo em meio à tristeza. É triste ver o que o ser humano pode provocar.
Leticia H.
Leticia H.

10 seguidores 1 crítica Seguir usuário

4,0
Enviada em 19 de setembro de 2014
Eu gostei do filme Hotel Ruanda, pois ele retrata a guerra entre duas etnias (Tutsis x HUTUS), disputa pelo governo de Ruanda um pais da Africa Central. Esse filme fala sobre um o hotel belga Milles Collines. O agente Paul salvou muita gente da etnia dos tutsis.
SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

1.595 seguidores 293 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Considero fundamental a função social da indústria cinematográfica de hollywoodiana de mostrar o que o público mediano não está acostumado a ver. É importante vermos heróis de carne e osso, factíveis, que convivem conosco cotidianamente. Neste filme o herói atende pelo nome de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que no ano de 1994 era um gerente de hotel em Ruanda, na África. Irromperam, então, uma guerra civil, melhor dizendo, uma guerra tribal. De um lado haviam os hutus e do outro os tutsis. Na verdade era difícil diferenciar-se fisicamente quem pertencia a um grupo ou a outro. O próprio Paul era hutu enquanto sua esposa era tutsi. Um líder insano que pregava a superioridade hutu fomentou o genocídio de quase meio milhão de pessoas (tutsis). Como o nosso herói anônimo hospedava pessoas importantes em seu hotel (generais, funcionários da ONU, jornalistas), além de turistas brancos europeus, o exército hutu não invadiu o local gerenciado por Paul. E a pedido de funcionarios da Cruz Vermelha internacional abrigou centenas de crianças e outras centenas de adultos que certamente iriam morrer se não fossem "hospedados" no hotel. Além disso, Paul usa o seu dinheiro para recuperar o maior número de pessoas possíveis das mãos dos hutus. Mais de 1200 pessoas são gratas até hoje a esse homem por ainda estarem vivas. É óbvio que o roteiro do próprio diretor Terry George e de Keir Pearson sublinhou, por assim dizer, a relação de Paul e sua família. O fundamental é saber que ainda pessoas como o protagonista retratado pelo excelente ator Don Cheadle ainda existem. O roteiro foi baseado em entrevistas com o próprio Paul Rusesabagina. Vejam os extras do filme, em particular a entrevista com o Paul de carne e osso. É admirável! Num outro aspecto através do filme me dei conta da minha pequenez como ser humano. "HOTEL RUANDA" é "A LISTA DE SCHINDLER" africana.
Fernando Vasconcelos
Fernando Vasconcelos

10 seguidores 45 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Belissima aula de humanitarismo do personagem interpretado pelo competente ator Don Cheadle, merecidamente indicado ao oscar. A atriz Sophie Okonedo, indicada ao oscar de atriz coadjuvante, apresentou uma performance bastante convincente e sincera. Belíssimo filme.
Estevan Magno
Estevan Magno

5.245 seguidores 490 críticas Seguir usuário

3,0
Enviada em 27 de dezembro de 2013
Mais um filme que conta como está a situação da Africa, o estado de alerta, e conta muito bem. Don Cheadle é um grande ator sem dúvida, mas nunca o vi tão firme em um papel, lutou junto com os cidadãos de Ruanda como se fosse um. Parabéns aos diretores e aos roteiristas do filme. É bom mostrar a realidade africana que está nesta situação graças aos países europeus que continuam a manter tropas em suas colonias, coisa que já é passado. Todos esses confrontos e mortes que acontecem no território são sim culpa de franceses, europeus, que se atrevem a dizer que estão protegendo-os. Voltando ao filme, parabéns novamente, gostei muito.
Rafaela S.
Rafaela S.

8 seguidores 1 crítica Seguir usuário

3,5
Enviada em 19 de setembro de 2014
Eu gostei do filme HOTEL RUANDA, porque retrata uma guerra entre duas etnias por disputa de poder.
Hayud Farah
Hayud Farah

28 seguidores 19 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 14 de fevereiro de 2025
Uma triste história real que mancha a imagem da arruinada Organização das Nações Unidas… infelizmente essa é mais uma tragédia decorrente da má índole de alguns poucos governantes que passaram por nossa história e novos demônios surgem a cada dia para governar as nações do mundo… suas ambições trouxeram caos, miséria, dor, sofrimento, fome, violência e morte. Até quando continuaremos a viver essas histórias???

Hotel Ruanda é uma triste obra de arte que mostra os horrores que a humanidade é capaz de fazer contra ela mesma.
anônimo
Um visitante
3,5
Enviada em 20 de abril de 2015
Um retrato fiel do continente africano.Contado dentro dessa trama envolvente,que é"Hotel Ruanda".O espaço é colocado como o principal refúgio de centenas de fugitivos da guerra urbana,que se concentrava no ano de 1994.Contamos com muita emoção ao longo,com atuação primorosa de Don Cheadle.Ele é o grande responsável pelo o socorro das pessoas ali na redondeza.Sem nenhum tipo de ajuda do governo ou militar,salvando-se poucas vezes,a ajuda do corenel Oliver,vivido por Nick Nolte.Temos ainda a presença tímida de Joaquin Phoenix,e de Sophie Okonedo,que vive uma personagem chorona.
Diego Hideki S.
Diego Hideki S.

1 seguidor 18 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 19 de outubro de 2015
Esse é o tipo de filme que gera a pergunta "Mas será que isso tudo é verdade?" Por diversas vezes me peguei duvidando que nós poderíamos ser tão cruéis como somos com próximo. A história é inspiradora e nos ajuda a refletirmos em como podemos ajudar o próximo.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa